Autor(es):
Tavares, Catarina Brandão Ferreira Teixeira
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.22/2675
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Assunto(s): Solo compressível; Melhoramento; Consolidação acelerada; Compressible soil; Improvements; Accelerated; Consolidation
Descrição
A expansão da área ocupada pelo Porto de Leixões (Matosinhos e Leça da Palmeira), sobre solos muito
compressíveis, de origem fluvial e marinha, leva a que seja necessário recorrer à engenharia para
encontrar soluções adequadas à utilização de obras dos fins em vista. Assim, na zona do porto são muitos
os projectos de engenharia civil/geotécnica executados nestes solos. Como exemplo, podem citar-se a
Consolidação do Terrapleno e Construção dos Caminhos de Rolamento do Terminal de Contentores TC4S,
a Reabilitação de um troço com 110m, do Cais Sul e do Cais Nascente da Doca nº 4 e a Construção da
Portaria Principal do Porto de Leixões, todos no vale fóssil do rio Leça. São vastos os métodos a usar para
o melhoramento destes solos, a colocação de colunas de brita, com o objectivo de reforçar o solo,
aumentando a sua capacidade de carga e funcionando como drenos verticais, para solucionar o problema
das deformações excessivas durante e após o final da obra, uma alternativa consiste em induzir a
aceleração da consolidação da camada de solo mole, o uso de pré-carregamento e drenos verticais são
usuais. Quando o tempo de concretização da obra exige que o aterro seja utilizado de imediato, uma
solução viável é a colocação de estacas, que transferem o peso do aterro, ou parte dele, para camadas
mais competentes. Também se pode proceder à retirada do solo original e substituí-lo por outro de
qualidade superior. A mais recente técnica de melhoria de solos por injecção - jet grouting - é utilizada em
diversas situações, incluindo obras provisórias e definitivas. O presente trabalho visa descrever, em
função dos diversos factores, o comportamento do solo face aos vários métodos utilizados e os objectivos
pretendidos que serão abordados no enquadramento empírico do trabalho. The expanding area which is occupied by the Leixões Port in Matosinhos – Leça da Palmeira is built on
compressible soil of marine and river origin, which makes it necessary to resort to engineering means to
find appropriate building solutions. As such many civil and geotechnical engineering projects are carried
out on these soils. As an example we can refer the consolidation of the surface of a rampart and
construction of rail tracks for a container terminal, the rehabilitation of a fragment of 110 meters, of the
south and east quay of the dock and the construction of the main entrance of the Leixões Port.
Extensive methods can be used for the improvement of these soils, such as the placement of gravel
columns, with the aim of enhancing the soil, increasing its load capacity, and functioning as vertical drains;
thereby avoiding the excessive deformation problems, during and after the final works. An alternative is
to induce accelerated consolidation of the soft soil layer; the use of pre-loading and vertical drains is
commonly used. When the time of completion of the work requires that the landfill is used immediately,
a viable solution is the use of posts, which transfer the weight of the landfill or portion thereof, to
stronger layers. Another solution is to remove the original soil and replace it with another of superior
quality. The latest technique for improving soil injection is through jet-grouting and can be used in several
situations, including temporary and permanent works.
The main objective of this research is to describe, according to several factors, the action of the soil, in the
various methods used. The required objectives will be referred to in the framework of the empirical work.