Autor(es):
Lopes, Duarte
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.22/2613
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Descrição
É considerado um dos problemas na educação o facto de a aprendizagem poder
ser muito baseada no uso da teoria. Sendo as experiências do ser humano uma grande
parte da forma como vemos e vivemos o mundo, torna-se imprescindível o hábito da
prática na formação do nosso conhecimento. Embora a teoria seja sempre necessária na
construção de conceitos, deve ser complementada com a experiência de forma a
consolidar a aprendizagem para melhor noção da realidade.
Esta dissertação descreve uma didáctica para a integração de dispositivos hápticos
aplicados à educação, concebendo assim um novo e inovador método de ensino aliado à
prática. Dependendo da aceitação por parte dos alunos, este método de uso de tecnologia
na educação para fins práticos pode revelar-se revolucionário. Experiências que seriam
difíceis de realizar tornam-se possíveis de simular de uma forma real com a ajuda dos
sistemas hápticos, em que a variedade de matérias que as aplicações podem simular é
vasta.
Especificamente, este trabalho fundamenta-se no estudo da aerodinâmica no voo
com recurso a uma aplicação desenvolvida para o efeito e à potencialidade do aparelho
háptico Novint Falcon, um interface sensorial táctil entre uma pessoa e um computador,
de custo relativamente baixo em relação à generalidade dos preços deste tipo de
dispositivos.
Os testes que estudantes realizaram à aplicação revelaram grande interesse e
curiosidade pela novidade da tecnologia háptica e apreciação no conceito do seu uso
prático na educação. De forma geral, todos os alunos que participaram no ensaio do
programa transmitiram feedback positivo, expressando maior ganho de motivação e
desejo em ver este sistema aplicado a outras disciplinas. It’s considered one of the problems in education the fact that learning can be a lot
based in the use of theory. As the experiences of the human being play a large part in the
way that we perspective the world, it becomes essential the habit of practice in the
formation of our knowledge. Although the theory is always necessary in the concept
construction, it must be supplemented by experience to consolidate learning into a better
notion of reality.
This dissertation describes one methodology to integration of haptic devices
applied in education, designing in this way a new and innovated method of teaching
allied to practice. Depending on the acceptance by students, this method of using
technology in education for practical purposes may be revolutionary. Experiences that
would be difficult to perform become possible to simulate in a real way with the help of
haptic systems, where the range of subjects that applications can simulate is vast.
Specifically, this project is based in the study of flight aerodynamics with
resource to the potentiality of the Novint Falcon Haptic device, which is a tactile sensory
interface between a person and a computer, relatively inexpensive compared to the
general costs of these types of devices.
The tests that students performed to the application revealed great interest and
curiosity for the novelty of haptic technology and appreciation in the concept of his
practical use in education. In general, all students that participated in the test of the
program transmitted positive feedback, expressing higher gain in motivation and desire to
see this system applied to others disciplines.