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Avaliação auditiva de comunidades escolares portuguesas: Audiologia Escolar ver...

Author(s): Lopes, Paula cv logo 1 ; Tomé, David cv logo 2 ; Sousa, Aida cv logo 3 ; Magalhães, António cv logo 4

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/2442

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Perda auditiva; Intervenção precoce; Rastreio auditivo escolar; Hearing loss; Early intervention; Auditory school screening


Description
Estudo da incidência da perda auditiva e de problemas otológicos em comunidades escolares do Norte do país de um totalde 2550 participantes, entre os 3 e os 17 anos de idade. Desenho do Estudo: Levantamento estatístico nas próprias instituições de ensino sendo realizado um protocolo de avaliação auditiva de rastreio. Material e Métodos: A todos os participantes foi realizado o mesmo protocolo de avaliação que consistiu numa anamnese audiológica, otoscopia e exame audiométrico de rastreio, sendo considerado como critério de inclusão a autorização prévia por parte do encarregado de educação. Resultados: Foram identificados diversos problemas otológicos e a audiometria tonal de rastreio contabilizou limiares auditivos indicativos de hipoacusia, uni e bilateralmente, em cerca de 5,7% dos casos. Conclusões: O rastreio auditivo deve ser realizado o mais precocemente possível e fazer parte integral dos cuidados de saúde primários, de modo a orientar a criança para uma educação e acompanhamento apropriados. Objective: The incidence of the hearing loss and of otological problems was studied in school communities in the north of the country with 2550 participants between 3 and 17 years old. Study design: statistical data collected within the schools with a standard auditory hearing screening protocol. Material and methods: all participants were evaluated with the same protocol, an audiological anamnesis, otoscopy and audiometric exam screening were fulfilled. Results: different otological problems were identified and the audiometric screening exam counted auditory thresholds that outpointed uni and bilateral hearing loss in about 5,7% of the cases. Conclusions: the study has demonstrated that auditory school screening should take place as early as possible and be part of the primary health care to identify and direct children to appropriate education and attendance.
Document Type Article
Language Portuguese
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