Autor(es):
Aguiar, M.
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.22/1913
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Assunto(s): Diagnóstico ambiental; Estabelecimentos de ensino; Sistemas de gestão ambiental; ISO 14001:2004; Environmental assessment; Educational institutions; Environmental management systems
Descrição
As instituições de ensino procuram ser impulsionadoras de boas práticas ambientais
demonstrando com isso o seu compromisso com o meio ambiente e com as gerações
futuras. Os Sistemas de Gestão Ambiental (SGA), nomeadamente as exigências da ISO
14001:2004 podem ser uma oportunidade para as instituições gerirem correctamente todos
os seus recursos, assim como eliminarem os riscos e custos desnecessários, ao mesmo
tempo que reforçam os seus valores quanto à protecção do meio ambiente, prevenção da
poluição, cumprimento legal e as necessidades socioeconómicas.
Pretendeu-se com este estudo determinar quais os factores que condicionam a abordagem
de uma política ambiental nos estabelecimentos de ensino, relacionando-as com as
diferentes características das escolas com as suas abordagens ambientais, assim como
determinar quais os factores que influenciam a postura ambiental das escolas.
Os resultados foram recolhidos através de um inquérito por questionário, direccionado para
os estabelecimentos de ensino pré-escolar, 1º, 2º, 3º ciclos e secundário da Área
Metropolitana do Porto.
Através da análise das respostas de 405 escolas, conclui-se que aqueles com melhores
desempenhos ambientais e melhores condições para implementar um SGA são os
estabelecimentos de ensino com a tipologia EB2,3/ES, públicos, pertencentes aos
concelhos de Gondomar, Mais e Sto Tirso, localizados nas zonas urbanas e com edifícios
escolares recentes em excelentes ou bons estados de conservação.
De um modo geral todos os estabelecimentos de ensino demonstram um desempenho
ambiental considerado bom e acima do considerado satisfatório para a implementação de
um SGA. The educational institutions seek to be conducive to good environmental practices
demonstrating their commitment to the environment and to future generations. The
Environmental Management Systems (EMS), including the requirements of ISO
14001:2004 may be an opportunity for institutions to manage correctly all their resources
and eliminate unnecessary risks and costs, while reinforcing its values on the protection of
the environment particularly in environmental protection, pollution prevention,
compliance, legal and socio-economic needs.
The intention of this study was to determine the factors that influence the environmental
policy approach in schools, to relate the different characteristics of schools with their
approaches and determine which environmental factors that influence the environmental
attitude of the schools.
The results were collected through a questionnaire survey, targeted at the education
preschool, 1, 2, 3 and secondary cycles of the Oporto Metropolitan Area.
Through the analysis of the responses of 405 schools, concluded that those with better
environmental performance and better conditions for implementing an EMS are the
schools with the EB2.3/ES typology, public, belonging to the municipalities of Gondomar,
Maia and Sto Tirso, located in urban areas and with recent school buildings in excellent or
good states of preservation.
Generally all schools demonstrate a good environmental performance considered above
satisfactory to the implementation of an EMS.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Barros, Piedade; Nunes, M.