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O século XXI e o ensino da língua estrangeira: a era do pós-moderno

Autor(es): Nunes, Alexandra Castro cv logo 1

Data: 2002

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.22/1660

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Assunto(s): Ensino; Línguas


Descrição
Texto integral no link da versão do editor Uma análise global do século passado ilustra o que Albert Marckwardt (1972: 5) designou por changing minds and shifting sands, ou seja, um padrão cíclico em que um novo método de ensino das línguas estrangeiras emergia em cada quarto de século. Com efeito, na segunda metade do século XX assistimos a uma explosão de estudos sobre a metodologia de ensino da Língua Estrangeira (LE) em que cada método novo que surgia se afastava das premissas do que o precedia. Contudo, é imperioso ter em mente que a construção do conhecimento e a formulação de novas teorias assenta numa estrutura dialógica com as teorias em vigor e se, por um lado, efectua movimentos de ruptura e de afastamento, por outro lado, também poderá existir uma tendência para a repetibilidade e para a citabilidade, pois nem todos os postulados teóricos do saber existente entram em dissonância com as novas premissas.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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