Autor(es):
Sebastião, Sofia
; Jesus, Ângelo
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.22/1639
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Assunto(s): Emese; Objecto de aprendizagem; Farmácia
Descrição
Introdução: Os Objetos de Aprendizagem (OA) têm sido alvo de discussão devido ao seu interesse
pedagógico nomeadamente nas ciências da saúde, pois permite uma dimensão maior em relação à
educação e ao acesso a informação credível, certificada e interativa à distancia. Os OA podem tem como
base de estudo, um caso clinico, um jogo ou até mesmo servir de apoio a outras actividades, que levem o
estudante a interagir com outras ferramentas aumentando assim a sua capacidade de síntese,
planeamento e critica. Com este trabalho pretende-se traçar os passos iniciais necessários para o
desenvolvimento do OA.
Métodos: O trabalho iniciou-se com uma revisão bibliográfica sobre a fisiopatologia e tratamento emese
sustentados em manuais de referência, artigos científicos e guidelines de forma a estabelecer uma base
teórica. Para a construção do OA seguiu-se a proposta de Jesus, Gomes e Cruz (2012).
Apresentação de Resultados e Discussão: Obteve-se um referencial teórico baseado na evidência que
caracteriza 4 tipos de emese: associada ao movimento; associada à gravidez; associada a medicamentos
antineoplásicos e a contexto pós-operatório. O desenvolvimento do OA, foi constituído por fases, ou seja,
fase de análise que teve em consideração o contexto em que se processa a instrução, as características
gerais dos estudantes, as necessidades de instrução, e-conteúdos e informação base para a construção
do OA. Seguiu-se a fase de desenho instrucional do OA, que utilizou os resultados obtidos na fase
anterior para planear e desenvolver as atividades. Esta fase tem em consideração a estrutura hierárquica
de sequenciação dos conteúdos, estratégias de instrução e metodologias de avaliação. Finalmente, para
a construção do protótipo foi utilizada a ferramenta de autor XERTE.
Considerações Finais e Perspectivas Futuras: A construção deste OA representa mais um passo para
a investigação alargada para a produção e implementação de OA no ensino da Farmacologia e da
Terapêutica. Pretende-se agora que o OA seja sujeito a testes de compatibilidade com diferentes LMS e
também seja alvo de um processo de avaliação por profissionais e alunos.