Autor(es):
Trigueiro, Maria João
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.22/1379
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Descrição
Tem sido salientada a co-morbilidade entre a dislexia e outras dificuldades no domínio
sensório-motor e linguístico, o que parece apontar para diferentes fenótipos cerebrais das
pessoas com dislexia. Da mesma forma, tem sido igualmente assinalada uma extensa variabilidade
nas manifestações das dificuldades das crianças com perturbações do desenvolvimento da
coordenação (PDC), levando à referência sobre uma frequente co-morbilidade entre eles. Um défice
no controlo postural tem sido assinalado como comum aos dois quadros, o que pode levar a questionar
se os défices de coordenação e equilíbrio assinalado por alguns autores como fazendo parte de um
quadro de dislexia não poderá dever-se à existência de um dos subtipos de PDC. Foi objectivo
deste estudo perceber se crianças do primeiro ciclo do ensino básico com dificuldades ao nível da
leitura apresentam igualmente dificuldades nas competências de coordenação motora e equilíbrio.
Secundariamente, pretendemos perceber se pode ser estabelecida uma relação entre estas
manifestações e as da PDC.
Foram seleccionadas 36 crianças do primeiro ciclo de estudos, com (n=15) e sem (n=21) dificuldades
de leitura e escrita, com idades compreendidas entre os 7-8 anos a frequentarem escolas do
distrito do Porto. Foi utilizada uma bateria de testes clássicos, baseada na Physical and
Neurological Examination of Subtle Signs para rastreio de presença de sinais cerebelosos.
Realizaram-se ainda as provas de equilíbrio e de coordenação utilizadas em estudo similar.
Utilizou-se a estatística não-paramétrica, nomeadamente o teste Mann-Whitney, teste de
Qui-quadrado e teste de Fisher.
As crianças com dificuldades mostraram desempenhos inferiores às crianças sem dificuldades em dez
das treze provas aplicadas. Assim, houve diferenças em praticamente todas as provas de equilíbrio e
dismetria (p <0,001) e no teste de coordenação enfiar contas (p=0,005). Podemos assim dizer que os
resultados encontrados neste estudo corroboram o dito na literatura, pois em quase todos os testes
de tarefas motoras, as crianças com dificuldade de leitura apresentaram um desempenho pior do que o
grupo sem dificuldades. Desta forma, parece-nos que pode ser estabelecida uma relação entre as
manifestações da dificuldades nas competências
de coordenação motora e de equilíbrio presentes nas crianças com dislexia e com PDC.