Author(s):
Silva, Iva Patrícia Teixeira da
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/1176
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Subject(s): Contabilidade
Description
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Contabilidade e Finanças
Orientador: Doutora Cláudia Maria Ferreira Pereira Lopes Como consequência da aceleração das mudanças no mundo, os gestores
progressivamente reconhecem a complexidade dos sistemas empresariais em que
estão envolvidos. O desafio de encontrar novos meios de avaliação do desempenho
empresarial além de indicadores financeiros, foi a grande motivação para o surgimento
do Balanced Scorecard.
Este estudo visa analisar e propor um modelo de Balanced Scorecard para um
hospital psiquiátrico de uma Instituição Particular de Solidariedade Social, que
designamos por Hospital S. Severino. A metodologia neste trabalho será composta por
pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas a
profissionais da Instituição. Pretende-se sugerir um modelo partindo da informação de
gestão existente na Instituição, com adaptação da metodologia do BSC, sob a ótica
das quatro perspetivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e
desenvolvimento, interligadas por relações de causa e efeito, de forma a potenciar os
benefícios que se podem obter no apoio à gestão e tomada de decisões.
Como conclusão resulta que existe a possibilidade de obter informação necessária e
suficiente para a construção dos indicadores e dos objetivos estratégicos, tornando
assim viável a construção do BSC. No Hospital S. Severino a missão já se encontrava
definida sendo o ponto de partida para realizar o BSC. A análise efectuada permitiu
perceber que estando a capacidade instalada completamente utilizada e os
Resultados Líquidos negativos, a estratégia seria de produtividade, qualidade nos
processos e racionalização dos recursos. Deste modo, a aplicação deste sistema de
medição de performance afigura-se uma ferramenta vantajosa, fornecendo de forma
rápida e atrativa, informação útil à gestão de uma organização de saúde. A
implementação seria o passo seguinte As result of increasing of the changes in the world, managers recognize the complexity
of enterprise systems where they are involved. The challenge of finding new issues for
performance evaluation as well as financial indicators, were major motivations for the
emergence of the Balanced Scorecard.
This study aims to analyze and propose a model of Balanced Scorecard to a
psychiatric hospital in a private institution of social solidarity, let’s call it Hospital S.
Severino. In this work, the methodology followed is bibliographical research,
documental analysis and semi-structured interviews to professionals of the institution. It
is intended to suggest a model based on the existing management information at the
institution, with the adaptation of the BSC methodology, from the optic of the four
perspectives: financial, customers, internal processes and learn and growth, linked by
relations of cause and effect, in order to maximize the benefits that can be obtained to
support the management and decision making.
As a conclusion, we find that there is sufficient information for the construction of
indicators and strategic objectives, thus making possible the construction of the BSC.
In the Hospital S. Severino the mission was already defined, that’s the starting point to
perform the BSC. The analysis allowed us to perceive that the installed capacity is
complete and there are negative results, the strategy would be productivity, improve
processes quality and rationalization of resources. The application of this measuring
system performance appears to be an advantageous tool, providing in a fast and
attractive way, useful information to manage a healthcare organization. The
implementation would be the next step.