Author(s):
Teixeira, Maria De Fátima Barroso Alves
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10437/5534
Origin: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Subject(s): EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO ESPECIAL; DOCENTES; DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL; NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS; APRENDIZAGEM; ENSINO PRIMÁRIO; EDUCATION; SPECIAL EDUCATION; TEACHERS; PROFESSIONAL DEVELOPMENT; SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS; LEARNING; ELEMENTARY SCHOOL
Description
A escola atual encontra-se perante o desafio de responder com equidade às
necessidades educativas de uma população cada vez mais heterogénea, onde se adote um
modelo de atendimento adequado a cada um. Neste contexto, consideramos os alunos, os
professores e os encarregados de educação elementos chave de todo o processo, sobre os
quais recaem responsabilidades acrescidas na concretização de uma educação inclusiva. É de
salientar que a inclusão de todos os alunos nas salas de aula, englobando aqueles que têm
necessidades educativas especiais, ainda é uma preocupação para muitos professores.
Neste sentido, este trabalho de projeto tem como objetivo principal encontrar
resposta para a seguinte questão: Que formação fornecer aos docentes do ensino regular
para a promoção das aprendizagens dos alunos do 1.º ciclo com NEE? Segundo Sanches
(1995), é imprescindível uma formação que opte por um modelo de professor-investigador,
quebrando-se assim a “distância entre a teoria e a prática e [que encoraje] os professores a
tornarem-se práticos de resolução de problemas” (p. 35).
Para dar resposta à questão supracitada, organizou-se um projeto de intervenção, que
tem como suporte a implementação de uma oficina de formação que pretende esclarecer os
professores de alunos com necessidades educativas especiais acerca da aprendizagem destes,
de modo a capacitá-los no sentido de tornarem a inclusão escolar uma realidade cada vez mais
eficaz. Pretende-se promover uma formação que enfatize o trabalho interpares, e o suporte
teórico-prático em contexto, baseada na reflexão sobre as práticas, focalizada nos problemas
correntes, e realizada a partir dum trabalho de equipa e de partilha coletiva.
Perspetiva-se assim que os resultados a obter com esta formação, particularmente o
impacto desenvolvimental nos seus participantes sejam bastante significativos. O trabalho
empírico levado a cabo consistiu numa entrevista aos docentes do 1.º ciclo que trabalham com
alunos NEE. Os principais resultados deste trabalho apontam que os entrevistados
demonstraram disponibilidade para participarem numa oficina de formação, sentem
necessidade de aprofundamento dos conhecimentos sobre inclusão, para o desenvolvimento
de atividades que fomentem a partilha e a colaboração, enquanto estratégia fomentadora do
desenvolvimento profissional e do sucesso educativo.
Palavras-chave: Desenvolvimento profissional docente, Alunos com necessidades educativas
especiais, Aprendizagem no 1.º ciclo (Literacia). Current Schools face the challange of responding with equity the educational needs
of a population which is more and more hecterogenous, and adopt an assistance method which
is adquate to each individual. Within this context, we shall consider pupils, teachers and
parents to be key elements throughout this process, as they are responsible for an inclusive
education. We must state that the inclusion of all pupils in classrooms, including those with
special needs is indeed a situation which worries many teachers.
Thus, this project work has as its main objective answering the following question:
what training must teachers acquire within a regular school in order to promote
learning to pupils at primary school with special needs? According to Sanches (1995), an
education based on a teacher-researcher method is fundamental, aiming therefore at breaking
the “distance between theory and practice and (it encourages) teachers to become practical
when solving problems” (p.35).
In order to answer the above-mentioned question, we organised an intervention
project, which has as a support the implementation of a training workshop which intends to
clarify teachers working with pupils with special needs about their ways of learning, in order
to enable them to make school inclusion much more efficient. We aim at promoting education
which focus on pair work, and supports theory and pracitce in context, based on the
reflextion on practice, focused on current problems, and it is done within a work group and
collective exchange.
Therefore, this education, in particular the developmental impact it has on its
participants may be greatly meaningful. The empirical work which was carried out involved
and interviewed lecturers at primary schools who work with special needs pupils. This work's
main results show that the interviewees showed willingness to take part in an educational
workshop, as they feel the need to deepen their knowledge on inclusion, as to develop
activities which promote exchange and colaboration, as a strategy promoting professional
development and educational success.
Keywords: Lectures' professional development, Pupils with educational special needs,
Learning in primary schools (Literacy). Orientador: Roque Rodrigues Antunes