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Profissão docente: satisfação/insatisfação docente nos professores de educação ...

Autor(es): Caldas, Andreia Sofia dos Santos cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/5437

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): DESPORTO; PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA; SATISFAÇÃO PROFISSIONAL; ESTÁGIOS; SPORT; PHYSICAL EDUCATION TEACHERS; PROFESSIONAL SATISFACTION; TRAINEESHIP


Descrição
O objectivo deste estudo foi identificar os níveis de Satisfação ou Insatisfação dos professores que leccionam a disciplina de Educação Física nas Escolas da rede de Estágio da ULHT 2011/2012 e também discutir a problemática da profissão a partir do sentimento de Bem-Mal estar docente na Educação Física considerando o género e os anos de docência. A amostra foi constituída por 42 professores, 25 do género masculino e 17 do género feminino, e inclui 19 escolas na zona de Lisboa e Margem Sul do Tejo. Foi utilizado o questionário de Satisfação no Trabalho para Professores (Pedro, 2004). O teste ANOVA foi empregado no tratamento estatístico dos dados (p≤0.05). Os resultados mostram que não existem diferenças significativas entre os géneros tanto no grupo A como no grupo B do questionário com resultados de, respectivamente, p = 0,122 e p = 0,818. Relativamente aos anos de docência tanto nos resultados apresentados pelo grupo A como pelo grupo B também não existem diferenças significativas sendo o valor do p = 0,732 e p = 0,518 respectivamente. This study’s objective was to identify Satisfaction/Dissatisfaction levels of physical education teachers from the ULHT 2011/2012 internship network of schools and also to discuss the profession’s problematic from the Well-being/Uneasiness of teachers considering gender and years of exercise. The sample was constituted by 42 teachers, 25 male, 17 female and it includes 19 schools from Lisbon and South Bank of the Tagus river zones. Questionário de Satisfação no Trabalho para Professores (Pedro, 2004) was used. The ANOVA test was employed in statistical processing of data (p≤0.05). Results show no significant differences between gender both in group A and in group B with respective results p = 0,122 and p = 0,818. Relatively to years of exercise both in group A and B there are also no significant differences with p being 0,732 and 0,518 respectively. Orientação: José Gregório Viegas Brás
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Brás, José Gregório Viegas, orient.
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