Detalhes do Documento

A satisfação profissional dos docentes de educação física e a aprendizagem na s...

Autor(es): Pisco, António Joaquim Menúrias cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/5435

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): DESPORTO; PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA; SATISFAÇÃO PROFISSIONAL; AUTOESTIMA; AUTOEFICÁCIA; SPORT; PHYSICAL EDUCATION TEACHERS; PROFESSIONAL SATISFACTION; SELF-ESTEEM; SELF-EFFICACY


Descrição
A satisfação profissional dos professores é um dos fatores que mais pode influenciar as perceções, atitudes e práticas dos docentes de Educação Física no trabalho em meio escolar, não só ao nível do trabalho com os seus pares, mas essencialmente no contato direto com os alunos. Os professores assumem o papel principal na educação, sendo os principais “atores” de uma escola inclusiva, uma escola em que é preciso saber motivar e promover o desenvolvimento harmonioso dos alunos, promover uma aprendizagem cooperativa e semelhante para todos. É essencial que o seu estado emocional, sentimento de competência e capacidade sejam positivos para que possa desenvolver boas práticas pedagógicas na sala de aula. O objetivo deste estudo é então investigar o tipo de relações que existe entre as perceções dos professores de Educação Física e a Satisfação profissional, relacionando as variáveis do questionário da auto-estima com a interdependência professor/ professor (ensino cooperativo). A amostra foi constituída por 161 professores de Educação Física (N=62 do género feminino e N=99 do género masculino). Foram aplicados o questionário ASA-PPP - As perceções dos professores sobre as aprendizagens na sala de aula e o questionário E.A.P – Escala de auto-estima profissional (Leitão, 2012). Concluiu-se que existe uma correlação positiva entre as variáveis em todas as hipóteses apresentadas: Hipótese 1- A relação com os alunos relaciona-se positivamente com a interdependência professor/ professor (P=0,000); Na Hipótese 2- A perceção do reconhecimento pelos outros relacionam-se positivamente com a interdependência professor/ professor (P=0,000); Na Hipótese 3- A satisfação profissional nas relações profissionais relacionam-se positivamente com a interdependência professor/ professor (P=0,000); Na Hipótese 4 - O sentimento de competência e capacidade dos docentes de Educação Física relaciona-se positivamente com a interdependência professor/professor (P=0,013). The professional satisfaction of teachers is one of the factors that can influence the perceptions, attitudes and practices of physical education teachers working in schools, not only in terms of working with their peers, but essentially indirect contact with students. Teachers play the key role in education, the main "actors" in an inclusive school, a school where you have to learn to motivate and promote the harmonious development of students, promote cooperative learning and similar for all. It is essential that your emotional state, feelings of competence and capacity are positive so you can develop good teaching practices in the classroom. The sample was composed of 161 physical education teachers (N = 62 females and N = 99 males). We applied the questionnaire ASA-PPP - The perceptions of teachers on the learning in the classroom and the questionnaire EAP - Scale of professional self-esteem (Leitão, 2012). It was concluded that there is a positive correlation between the variables in all cases presented: Hypothesis 1 - The relationship with students relates positively with interdependence teacher / teacher (P = 0.000); In Hypothesis 2 - The perception of recognition by others relate positively with interdependence teacher / teacher (P = 0.000); in Hypothesis 3 - professional satisfaction in professional relationships relate positively with interdependence teacher / teacher (P = 0.000); in Hypothesis 4 - the feeling of competence and ability of teachers of physical education relates positively with interdependence teacher / teacher (P = 0.013). Orientação: Francisco Ramos Leitão
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Leitão, Francisco Alberto Ramos, orient.
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia