Detalhes do Documento

Estratégias de desenvolvimento do aluno em educação visual: reflexão de um prof...

Autor(es): Vieira, Sara Filipa Inácio cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/5427

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): COMUNICAÇÃO; EDUCAÇÃO; ENSINO DE ARTES VISUAIS; APRENDIZAGEM COOPERATIVA; METODOLOGIAS DE ENSINO; COMMUNICATION; EDUCATION; VISUAL ARTS TEACHING; COOPERATIVE LEARNING; TEACHING METHODOLOGIES; MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO


Descrição
O que pode um professor em formação aprender na sua prática de ensino supervisionada? Esta é a pergunta chave no decorrer deste trabalho. É na apresentação dos problemas encontrados, estratégias utilizadas e reações observadas que vão poder encontrar a explicação pormenorizada. Os problemas encontrados não são apenas problemas na lecionação das aulas, mas também na planificação das mesmas. As estratégias utilizadas são as apresentadas na planificação, bem como as que foram utilizadas no decorrer das aulas para colmatar as diferentes situações que se foram apresentando. As reações observadas são referentes a alunos específicos cujos alguns problemas pessoais se tornaram mais evidentes e a maioria foi alvo de resolução. Este trabalho pretende abordar a perspetiva real da prática supervisionada, embora cada uma seja pessoal e necessária para a evolução de quem a pratica. É precisamente pela diferença que um professor deve ler e tirar as suas conclusões sob forma de consciência para possíveis situações e resoluções por as quais poderá vir a passar. What can a teacher in training to learn in a supervised teaching practice? This is the key question in this paper. It is in the presentation of the problems encountered, strategies used and reactions observed that you will be able to find detailed explanation. The problems found not only are problems in teaching classes, but also in planning them, besides, the strategies applies are presented in planning. This strategies are the ones that were used during classes to fill the different situations that were presented. The reactions observed are related to specific students whose some personal problems became more and more evident and the most were targeted of resolution. This work aims to approach the real perspective of supervised practice, although each one is personal and need for the evolution of the ones that practice them. It is precisely the difference that a teacher should read and draw their conclusions in the form of awareness for the possible situations and resolutions which may come to pass. Orientação: Sara Bahia dos Santos Nogueira
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Nogueira, Sara Bahia dos Santos, orient.
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia