Autor(es):
Sena, Maria Helenita Farias
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/5400
Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Assunto(s): EDUCAÇÃO; AVALIAÇÃO DE ESCOLAS; AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO; FORMAÇÃO CONTÍNUA; BRASIL; EDUCATION; SCHOOLS EVALUATION; TRAINING EVALUATION; CONTINUING EDUCATION; BRAZIL; MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Descrição
O presente trabalho disserta sobre as Práticas Avaliativas Internas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Adail Freitas Marinho: Concepções de alunos, professores, e núcleo gestor. Identificar o conhecimento que professor, aluno e núcleo gestor tem sobre avaliação, conhecer as práticas avaliativas da escola e a formação continuada, torna-se importante para o desenvolvimento de ações que permitirão a construção de saberes necessários à elevação do nível de aprendizagem de discentes, docentes e gestores. Destacam-se, no referencial teórico, autores como, Luckesi (2002); Hoffmann (2009); Álvarez Méndez (2002); Fernandes; Werneck, (2004); Guerra (2007), Vasconcelos (2003); Perrenoud (2009); estudiosos que relacionam avaliação com aprendizagem. Os participantes da pesquisa foram 04 integrantes do núcleo gestor, 121 alunos do Ensino Fundamental e os oito professores da turma. A Metodologia usada foi a qualiquantitativa com a intenção de unir números e falas. Os dados foram coletados através de entrevista, questionário e documentos fornecidos pela própria escola. A análise dos conteúdos revela que o trabalho escolar é apontado como a prática avaliativa mais usada pelos docentes, superando a prova escrita e que os professores estão sem formação continuada, o que seria de grande importância para um processo de ação e reflexão e ação. This paper talks about the evaluative Internal Practices in Municipal Elementary School Adail Freitas Navy: Conceptions of students, teachers, and core manager. Identify the knowledge of teacher, student and officer core has on evaluation, assessment practices meet school and continuing education, it is important for the development of actions that will allow the construction of knowledge necessary for raising the level of learning of students, teachers and managers . Stand out in the theoretical framework,as authors, Luckesi ( 2002), Hoffmann (2009 ); Álvarez Méndez ( 2002), Fernandes; Werneck ( 2004), War (2007 ), Vasconcelos (2003 ); Perrenoud (2009 ); scholars who relate assessment with learning. The research participants were 04 members of the core manager, 121 elementary school students and eight teachers in the class. The methodology used was qualitative and quantitative with the intention of uniting numbers and lines. Data were collected through interviews, questionnaires and documents provided by the school. The content analysis reveals that school work is touted as the evaluation method used by most teachers, overcoming writing and that teachers are no continuing education, which would be of great importance for a process of action and reflection and action proof. Orientação: José Viegas Brás
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Brás, José Gregório Viegas, orient.