Author(s):
Canda, António Pedro Boas
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10437/5231
Origin: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Subject(s): GESTÃO; EMPREENDEDORISMO; DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO; EMPRESAS; MANAGEMENT; ENTREPRENEURSHIP; TECHNOLOGICAL DEVELOPMENT; COMPANIES; CASE STUDIES; ESTUDOS DE CASO; MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
Description
O presente estudo incide sobre as várias fases do processo empreendedor, e tem como
objetivo principal analisar o processo empreendedor em empresas (startups) de base
tecnológica. Como objetivos específicos pretende:
1. Compreender como são identificadas e avaliadas as oportunidades nestas
empresas;
2. Como é desenvolvido o plano de negócios nestas empresas;
3. Como são determinados e captados os recursos necessários nestas empresas;
4. Como são geridas estas empresas.
Ao realizar este estudo, optamos por uma metodologia qualitativa, de estudo de caso.
Escolhemos este método porque do nosso ponto de vista é o mais adequado possível ao tipo
da investigação e dos objetivos que pretendemos atingir, tendo em conta que não existe um
método ideal para o tratamento dos dados. Para o estudo proposto utilizamos diversos
procedimentos para a recolha de informação, na qual o mais predominante foi a técnica de
entrevista semiestruturada. A amostra deste estudo envolveu cinco empresas (startups) de
base tecnológica que estão a desenvolver a sua atividade empreendedora na incubadora de
empresas do polo tecnológico de taguspark. No que diz respeito aos resultados obtidos,
verificou-se que os empreendedores entrevistados conhecem as fases do processo
empreendedor. De acordo com os empreendedores entrevistados, as principais dificuldades
enfrentados ao longo do processo empreendedor foram a identificação e avaliação da
oportunidade, falta de suporte técnico na elaboração do plano de negócios, a falta de
experiência dos empreendedores e ainda dificuldades na captação de recursos, nomeadamente
financeiros na fase mais inicial do projeto. Os empreendedores entrevistados revelaram ainda
algumas tendências importantes no que concerne à gestão das suas empresas, destacando-se a
preocupação pelo envolvimento das equipas e sua formação, assim como na formulação de
estratégias de crescimento, através da definição de metas a curto, médio e a longo prazo. The present study focuses on the various stages of the entrepreneurial process, and
aims at analyzing the entrepreneurial process in companies (startups) with technological
bases. As specific objectives, its aims to:
1. Understanding how they are identified and assessed the opportunities in these
companies;
2 . How is the business plan developed in these companies;
3 . How are determined and obtained the necessary resources in these companies;
4 .how are these companies are managed.
By conducting this study, we chose a qualitative methodology, case study. We chose
this method because from our point of view this is the best possible type of research and the
goals we want to achieve, given that there is no ideal method for the treatment of the data. For
the proposed study, we used several procedures for the collection of information in which the
most predominant was the semi-structured interview techniques. The sample for this study
involved five companies (startups) technology based that are developing their entrepreneurial
activity in the business incubator of technological center taguspark. Concerning to the results
obtained we verified that the respondents know the developers stages of entrepreneur. And
according to the entrepreneurs interviewed, the main difficulties faced during the
entrepreneurial process were the identification and evaluation of opportunities, lack of
technical support in the preparation of the business plan, the lack of experience of
entrepreneurs and even difficulties in fundraising, the particularly financial at the initial stage
of the project. Entrepreneurs surveyed also revealed some important trends regarding the
management of their companies, highlighting concerns the involvement of the teams and their
training, as well as in the formulation of growth strategies, by setting goals in the short,
medium and long term. Orientação: Maria Teresa Gomes Valente da Costa
Document Type
Master Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Costa, Maria Teresa Gomes Valente da, orient.