Detalhes do Documento

O processo de empreendedorismo em empresas de base tecnológica: uma abordagem s...

Autor(es): Canda, António Pedro Boas cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/5231

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): GESTÃO; EMPREENDEDORISMO; DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO; EMPRESAS; MANAGEMENT; ENTREPRENEURSHIP; TECHNOLOGICAL DEVELOPMENT; COMPANIES; CASE STUDIES; ESTUDOS DE CASO; MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS


Descrição
O presente estudo incide sobre as várias fases do processo empreendedor, e tem como objetivo principal analisar o processo empreendedor em empresas (startups) de base tecnológica. Como objetivos específicos pretende: 1. Compreender como são identificadas e avaliadas as oportunidades nestas empresas; 2. Como é desenvolvido o plano de negócios nestas empresas; 3. Como são determinados e captados os recursos necessários nestas empresas; 4. Como são geridas estas empresas. Ao realizar este estudo, optamos por uma metodologia qualitativa, de estudo de caso. Escolhemos este método porque do nosso ponto de vista é o mais adequado possível ao tipo da investigação e dos objetivos que pretendemos atingir, tendo em conta que não existe um método ideal para o tratamento dos dados. Para o estudo proposto utilizamos diversos procedimentos para a recolha de informação, na qual o mais predominante foi a técnica de entrevista semiestruturada. A amostra deste estudo envolveu cinco empresas (startups) de base tecnológica que estão a desenvolver a sua atividade empreendedora na incubadora de empresas do polo tecnológico de taguspark. No que diz respeito aos resultados obtidos, verificou-se que os empreendedores entrevistados conhecem as fases do processo empreendedor. De acordo com os empreendedores entrevistados, as principais dificuldades enfrentados ao longo do processo empreendedor foram a identificação e avaliação da oportunidade, falta de suporte técnico na elaboração do plano de negócios, a falta de experiência dos empreendedores e ainda dificuldades na captação de recursos, nomeadamente financeiros na fase mais inicial do projeto. Os empreendedores entrevistados revelaram ainda algumas tendências importantes no que concerne à gestão das suas empresas, destacando-se a preocupação pelo envolvimento das equipas e sua formação, assim como na formulação de estratégias de crescimento, através da definição de metas a curto, médio e a longo prazo. The present study focuses on the various stages of the entrepreneurial process, and aims at analyzing the entrepreneurial process in companies (startups) with technological bases. As specific objectives, its aims to: 1. Understanding how they are identified and assessed the opportunities in these companies; 2 . How is the business plan developed in these companies; 3 . How are determined and obtained the necessary resources in these companies; 4 .how are these companies are managed. By conducting this study, we chose a qualitative methodology, case study. We chose this method because from our point of view this is the best possible type of research and the goals we want to achieve, given that there is no ideal method for the treatment of the data. For the proposed study, we used several procedures for the collection of information in which the most predominant was the semi-structured interview techniques. The sample for this study involved five companies (startups) technology based that are developing their entrepreneurial activity in the business incubator of technological center taguspark. Concerning to the results obtained we verified that the respondents know the developers stages of entrepreneur. And according to the entrepreneurs interviewed, the main difficulties faced during the entrepreneurial process were the identification and evaluation of opportunities, lack of technical support in the preparation of the business plan, the lack of experience of entrepreneurs and even difficulties in fundraising, the particularly financial at the initial stage of the project. Entrepreneurs surveyed also revealed some important trends regarding the management of their companies, highlighting concerns the involvement of the teams and their training, as well as in the formulation of growth strategies, by setting goals in the short, medium and long term. Orientação: Maria Teresa Gomes Valente da Costa
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Costa, Maria Teresa Gomes Valente da, orient.
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia