Autor(es):
Fernandes, Anabela Gomes Faria
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/5227
Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Assunto(s): EDUCAÇÃO; EDUCATION; GESTÃO ESCOLAR; SCHOOL MANAGEMENT; SUPERVISÃO ESCOLAR; SCHOOL SUPERVISION; LIDERANÇA; LEADERSHIP
Descrição
A liderança escolar tem uma grande importância como meio facilitador da melhoria do contexto educativo. A presente época é repleta de mudanças constantes que, muitas vezes,
debilitam as organizações. A sobrecarga a que a Escola está sujeita, em termos de resolução de problemas sociais, contribui para o desgaste de todos os envolvidos. Cabe ao líder conhecer os seus colaboradores, fazer a leitura de todas as vicissitudes que têm de enfrentar,
ter presente os objetivos da organização e traçar um caminho que leve essa, mesma,
organização ao sucesso.
A supervisão de uma equipa deve assumir-se como a liderança dessa equipa. O
supervisor deve envidar esforços culminado com o desenvolvimento profissional de todos os
seus elementos, assim sendo, é de toda a importância que os indivíduos que se encontram em
situações de liderança tenham a habilidade de se autoavaliar e tenham consciência de como
podem aperfeiçoar a sua ação, de modo a poderem resolver as situações menos favoráveis
com que se deparam.
Assim o nosso projeto foi orientado pela seguinte questão: Como é que o Diretor de
Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico, enquanto líder, pode mobilizar os indivíduos pouco
cooperantes para o trabalho?
Através dos diversos estudos realizados no âmbito da liderança sabemos que para ser
líder não é, obrigatoriamente, necessário ter certas características inatas. É preciso, sim,
conhecer-se a si próprio, saber onde quer chegar e, acima de tudo, ter vontade de melhorar o
seu desempenho.
Temos noção da importância da formação contínua no desenvolvimento dos
profissionais. Deste modo, pretendemos através duma oficina de formação levar os
profissionais à melhoria das suas práticas, frisando o importante contributo da inteligência
emocional e fazendo elevar a vontade de desenvolver as suas competências enquanto líder. Orientação : Rómulo Neves ; Co-orientação : Ana Paula Silva
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Neves, Rómulo Jesus Rodrigues, orient.; Silva, Ana Paula, co-orient.