Detalhes do Documento

A liderança como meio facilitador da melhoria do contexto educativo

Autor(es): Fernandes, Anabela Gomes Faria cv logo 1

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/5227

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): EDUCAÇÃO; EDUCATION; GESTÃO ESCOLAR; SCHOOL MANAGEMENT; SUPERVISÃO ESCOLAR; SCHOOL SUPERVISION; LIDERANÇA; LEADERSHIP


Descrição
A liderança escolar tem uma grande importância como meio facilitador da melhoria do contexto educativo. A presente época é repleta de mudanças constantes que, muitas vezes, debilitam as organizações. A sobrecarga a que a Escola está sujeita, em termos de resolução de problemas sociais, contribui para o desgaste de todos os envolvidos. Cabe ao líder conhecer os seus colaboradores, fazer a leitura de todas as vicissitudes que têm de enfrentar, ter presente os objetivos da organização e traçar um caminho que leve essa, mesma, organização ao sucesso. A supervisão de uma equipa deve assumir-se como a liderança dessa equipa. O supervisor deve envidar esforços culminado com o desenvolvimento profissional de todos os seus elementos, assim sendo, é de toda a importância que os indivíduos que se encontram em situações de liderança tenham a habilidade de se autoavaliar e tenham consciência de como podem aperfeiçoar a sua ação, de modo a poderem resolver as situações menos favoráveis com que se deparam. Assim o nosso projeto foi orientado pela seguinte questão: Como é que o Diretor de Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico, enquanto líder, pode mobilizar os indivíduos pouco cooperantes para o trabalho? Através dos diversos estudos realizados no âmbito da liderança sabemos que para ser líder não é, obrigatoriamente, necessário ter certas características inatas. É preciso, sim, conhecer-se a si próprio, saber onde quer chegar e, acima de tudo, ter vontade de melhorar o seu desempenho. Temos noção da importância da formação contínua no desenvolvimento dos profissionais. Deste modo, pretendemos através duma oficina de formação levar os profissionais à melhoria das suas práticas, frisando o importante contributo da inteligência emocional e fazendo elevar a vontade de desenvolver as suas competências enquanto líder. Orientação : Rómulo Neves ; Co-orientação : Ana Paula Silva
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Neves, Rómulo Jesus Rodrigues, orient.; Silva, Ana Paula, co-orient.
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia