Detalhes do Documento

A experiência reflexiva e o comportamento nas aulas de Educação Visual: ‘Projet...

Autor(es): Costa, Elen Kretly Pretel Busto Dias da cv logo 1

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/5223

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): COMUNICAÇÃO; EDUCAÇÃO VISUAL; PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; ENSINO DE ARTES VISUAIS; ATENÇÃO; COMMUNICATION; VISUAL EDUCATION; PEDAGOGICAL PRACTICES; VISUAL ARTS EDUCATION; ATTENTION; DEWEY, JOHN; RENDIMENTO ESCOLAR; ACADEMIC ACHIEVEMENT; MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO


Descrição
O presente relatório de investigação partiu de uma preocupação levantada no estágio realizado, numa turma do 8º ano do 3º ciclo do Ensino Básico, no âmbito do mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Tem como base uma experiência de investigação-ação, cujo objetivo principal é analisar se as atividades que estimulam o “pensamento reflexivo” melhoram os níveis de atenção, participação e rendimento nas aulas de Educação Visual. A metodologia da investigação será orientada para a melhoria da prática pedagógica de modo a tentar resolver problemas de indisciplina, potenciar a participação da turma nas atividades de ensinoaprendizagem e contribuir para construção de um ambiente mais calmo e produtivo. De certa forma pretendo resignificar o conceito de “experiência reflexiva” invocado por Dewey (1953, 1959) estabelecendo uma relação entre o ato de pensar, e a gestão do comportamento na sala de aula, permitindo que os alunos desenvolvam um pensamento crítico sobre a importância do “saber estar” (Delors, 1996). This investigation report started from a concern raised on an internship I did, on an 8th grade class, as part of a Master’s Degree in Visual Arts Teaching for the 3rd Cycle of Basic Education. It’s based on an experience of action research whose main objective is to analyze if the activities that influence “reflective thought” improve the levels of attention, participation and performance in visual education. The investigation methodology will be oriented towards the improvement of the pedagogical practice to attempt to solve problems related to indiscipline, increase the participation of the class on learning-teaching activities and contribute to the creation of a calm and productive environment. In a way I intend to search for the concept of “reflective experience” invoked by Dewey (1953, 1959) by establishing a relationship between the act of thinking and the management of behavior in the class room, allowing the students to develop critical thinking about the importance of “learning to be” (Delors, 1996). Orientação: Óscar Conceição de Sousa
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Sousa, Óscar Conceição de, orient.
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia