Autor(es):
Rudolfo, Maria Manuela da Conceição
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/5218
Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Assunto(s): EDUCAÇÃO; EDUCATION; EDUCAÇÃO ESPECIAL; SPECIAL EDUCATION; NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS; SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS; INCLUSÃO ESCOLAR; SCHOOL INCLUSION; PROFESSORES; TEACHERS
Descrição
O presente trabalho tem por objetivo analisar as expetativas docentes face à Inclusão de alunos com NEE nas turmas de ensino regular de um Agrupamento Vertical, que possui duas Unidades de Apoio aos Alunos com Multideficiência (UAAM) uma de ciclo e outra de 2º/3º ciclos
O nosso estudo vai incidir nos docentes e população escolar da educação pré-escolar e primeiro ciclo, onde se pretende que se inicie a Inclusão, como filosofia subjacente a um projeto educativo que se pretende abrangente e diferenciado.
Pretendemos com este trabalho, compreender e descrever as expetativas dos vários intervenientes da comunidade educativa, dando relevância aos aspetos facilitadores e aos obstáculos que são inerentes à Inclusão de alunos com NEE nas escolas do ensino regular, tendo em conta as convicções e os valores estabelecidos na filosofia intrínseca ao conceito da Inclusão.
A metodologia seguida para a realização deste estudo centra-se num estudo de caso e caracteriza-se também por um designer quási-experimental, apresentando-se sob a forma de um estudo exploratório e descritivo, com predominância das técnicas quantitativas, qualitativas e correlacionais, aplicando-se a uma amostra constituída por Educadores de Infância, Professores do 1º ciclo e de Educação Especial, do Agrupamento de Escolas Aquilino Ribeiro, sito no concelho de Oeiras.
Utilizámos como instrumento para a recolha de dados, um questionário por inquérito. De um total de quarenta e quatro inquéritos distribuídos, foram recebidos quarenta inquéritos, os quais foram sujeitos a tratamento e interpretação.
A análise dos resultados obtidos permite-nos dizer que os docentes se encontram sensibilizados para as vantagens da escola inclusiva e Escola consideram-na vantajosa tanto para os alunos com NEE, como para os alunos sem NEE. Contudo, consideram que, para a educação inclusão ter sucesso, é imprescindível investir na formação de professores na área das NEE tanto a nível da formação inicial como a nível da formação contínua. Os participantes neste estudo referem ainda que aplicam pedagogias diferenciadas das quais destacamos a elaboração de adaptações curriculares e fichas de trabalho adaptadas, trabalho cooperativo discente, abordagem diferenciada das matérias a lecionar e flexibilização do tempo no sentido de facilitar os processos de Inclusão e o Sucesso Educativo de todos os alunos/crianças. Orientação : Nuno Mateus