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Inclusão escolar: estudo realizado entre alunos com síndrome de Down na rede pr...

Author(s): Carvalho, Márcia Rejane Almeida de  cv logo 1

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10437/5215

Origin: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Subject(s): EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO INCLUSIVA; TRISSOMIA 21; DESENVOLVIMENTO COGNITIVO; BRASIL; OLINDA; EDUCATION; INCLUSIVE EDUCATION; TRISOMY 21; COGNITIVE DEVELOPMENT; BRAZIL


Description
A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular é hoje uma obrigatoriedade no Brasil. Para tal, é necessário que as escolas adotem atitudes e estratégias que possam responder à diversidade da sua população escolar, o que exige da instituição escolar uma ressignificação paradigmática e metodológica da normalidade para a diferença. Partindo do princípio que esta mudança levanta dificuldades às escolas, nossa pesquisa teve como objetivo compreender como é que os professores do ensino regular de uma instituição da rede privada de ensino, no município de Olinda/PE, Brasil, promovem a inclusão de alunos com Síndrome de Down (SD). De natureza qualitativa, utilizámos como instrumentos, a pesquisa de documentos e a entrevista semi-diretiva, que realizamos com coordenadores, professores e pais dos alunos que frequentam a referida escola. Os resultados revelam que a inclusão destes alunos, quando entendida como própria ao direito à diferença, impulsiona a escola a superar os limites do processo. The inclusion of pupils with special educational needs in mainstream education is now an obligation in Brazil. For this it is necessary for schools to adopt attitudes and strategies that respond to the diversity of its student population, which requires the educational institution a paradigmatic and methodological redefinition of normality for the difference. Assuming that this change raises difficulties for schools, our research aimed at understanding how the regular teachers of an institution of private schools in the city of Olinda / PE, Brazil, promoting the inclusion of students with Down syndrome Down (SD). Qualitative in nature, we used as tools, research documents and semi-directive interview we conducted with coordinators, teachers and parents of students who attend this school. The results reveal that the inclusion of these students, when understood as the right to own difference drives the school to overcome the limits of the process. Orientação: Maria Odete Emygdio da Silva ; Co-orientação: Márcia Karina da Silva Luiz
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Silva, Maria Odete Emygdio da, orient.
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