Detalhes do Documento

Influência da liderança e cultura organizacional na gestão democrática de escol...

Autor(es): Souza, Laura Tereza de  cv logo 1

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/5188

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): EDUCAÇÃO; LIDERANÇA; GESTÃO ESCOLAR; DEMOCRACIA; CULTURA ORGANIZACIONAL; ESCOLAS PÚBLICAS; BRASIL; ARACAJU; EDUCATION; LEADERSHIP; EDUCATIONAL MANAGEMENT; DEMOCRACY; ORGANIZATIONAL CULTURE; PUBLIC SCHOOLS; BRAZIL


Descrição
Este estudo tem como foco a influência dos processos de liderança na cultura organizacional na vivência de uma gestão democrática no âmbito escolar. Especificamente, objetivou-se identificar as práticas de liderança, no processo de gestão escolar, que caracterizam a cultura organizacional de uma instituição de Ensino Médio e ajudem a promover uma escola de qualidade, no Município de Aracaju/SE. No desenvolvimento desta pesquisa, seguiu-se a abordagem qualitativa e quantitativa, caracterizando-se como um estudo de caso que, abrangeu, para além do diretor da escola, os coordenadores pedagógicos e os docentes. Como instrumentos de recolha de dados, optou-se pela entrevista estruturada e o questionário. Os dados recolhidos foram agrupados em categorias relativas aos tipos de liderança, o que permitiu perceber uma tendência para um modelo de gestão democrática, adotado pelo diretor da escola. O estudo concluiu que a liderança exercida é satisfatória, contribuindo para a cultura da qualidade de todo o processo educativo. This study focuses on the influence of leadership processes in organizational culture in the experience of democratic management in schools. Specifically, the objective was to identify the leadership practices in school management process, characterize the organizational culture of an institution of secondary education and to help promote a quality school in the city of Aracaju / SE. In developing this research, followed by a qualitative and quantitative approach, characterized as a case study that included, in addition to the school principal, pedagogic coordinators and teachers. To collect data, we opted for a structured interview and questionnaire. The data collected were grouped into categories relating to the kinds of leadership, which allowed us to perceive a trend towards a model of democratic governance, adopted by the school principal. The study concluded that the leadership provided is satisfactory, contributing to a culture of quality throughout the educational process. Orientação: Alcina Manuela de Oliveira Martins
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia