Author(s):
Gomes, Mara Elizabette Calengue
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10437/5170
Origin: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Subject(s): EDUCAÇÃO; ENVELHECIMENTO; TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO; QUALIDADE DE VIDA; IDOSOS; EDUCATION; AGING; INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES; QUALITY OF LIFE; ELDERLY
Description
A partir do momento em que foi criada a primeira Universidade para a Terceira Idade
(UTI) em Portugal em 1978, o seu número nunca mais parou de crescer, espalhando-se
um pouco por todos os distritos, na tentativa de acompanhar um cada vez maior número
de idosos, nas mais variadas áreas do saber.
Tendo como ponto de partida a investigação realizada sobre o ensino das Tecnologias
de Informação e Comunicação (TIC) aos seniores, esta dissertação teve como objetivo
global compreender as perspetivas, as dinâmicas e os procedimentos dos principais
atores de uma UTI (os formadores, os alunos, a direção da Universidade Sénior), tendo
todo o estudo sido organizado a partir da pergunta que orientou esta investigação e que
se centrou em saber qual o impacto das TICs na formação de adultos desta faixa etária e
também se essa formação os vai ajudar a melhorar a sua qualidade de vida.
Neste contexto foram trabalhados vários conceitos tais como o envelhecimento, a
solidão, o envelhecimento ativo, a aprendizagem ao longo da vida, a formação de
adultos e a sociedade da informação e do conhecimento. O estudo desenvolveu-se numa
perspetiva qualitativa, exploratória e com características descritivas, tendo sido
realizadas entrevistas semiestruturadas aos professores e ao reitor da UTI, bem como
questionários a 25 alunos seniores.
Das conclusões salienta-se que a oferta diversificada que esta Universidade alvo deste
estudo tem ao dispor dos seus alunos, no âmbito das TIC, apresenta-se como uma
importante componente para o desenvolvimento pessoal dos idosos não só nas suas
competências ao nível das TIC, como também nos seus interesses e relacionamentos,
contribuindo para a sua qualidade de vida, afastando-os da solidão e do isolamento
social. Orientação: Dulce Franco