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«Em Roma sê romano» : o Candomblé como adaptação criativa e hibridismo, nas ori...

Autor(es): Dias, João Ferreira cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/5138

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): RELIGIÃO; HISTÓRIA DO BRASIL; ESCRAVATURA; CRENÇAS RELIGIOSAS; ANTROPOLOGIA RELIGIOSA; SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO; CANDOMBLÉ; UMBANDA; BRASIL; RELIGION; HISTORY OF BRAZIL; SLAVERY; RELIGIOUS BELIEFS; ANTHROPOLOGY OF RELIGION; SOCIOLOGY OF RELIGION; BRAZIL


Descrição
O presente trabalho visa abordar a fundação do Candomblé, a partir do comércio transatlântico de escravos (do Golfo da Guiné para o brasil), nos séc. XVIII e XIX, e na posterior diáspora, com os casos português e alemão, reconhecendo que tais permissas operam em função da resposta a estímulos exteriores (processos de alteridade),pelo que a acomodação e a adaptação serão tratadas a partir das noções de ‘adaptação criativa’ (Taylor e Lee, s.d.) e ‘hibridismo’ (Burke, 2003; Bernd, 2004). Ao mesmo tempo, importa observar tal ‘adaptação criativa’ em termos de saudosismo e referenciais imaginários em relação a África e brasil, lugares percebidos como ‘lares imaginados’ (Howe, 1999). Considera-se que a presente reflexão se constitui da maior importância em função da transnacionalização das religiões africanas e afrodescendentes a meio dos movimentos migratórios. Tal processo não reproduz apenas mecanismos de adaptação mas também novas realidades, i. e., os agentes religiosos são também agentes de transformação social. Transnacionalização, adaptação criativa, hibridismo e mudança social, são conceitos em análise, em referência à Bahia, Lisboa e Berlim.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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