Author(s):
Silva, Ana Mafalda Carvalho
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10437/5059
Origin: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Subject(s): CIÊNCIAS DOCUMENTAIS; BIBLIOTERAPIA; SAÚDE MENTAL; REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL; ESTUDOS DE CASO; DOCUMENTAL SCIENCES; BIBLIOTHERAPY; MENTAL HEALTH; PSYCHOSOCIAL REHABILITATION; CASE STUDIES
Description
Esta dissertação versa sobre a aplicação da Biblioterapia em contexto de Saúde
Mental, nomeadamente a um grupo de pessoas adultas com necessidades psicossociais, com
idades entre os 21 e os 49 anos, frequentadoras da valência da Área de Dia, do UCCPO do
CHPL. Foram ministradas seis sessões, com temáticas várias para cada uma, com leitura de
um texto previamente escolhido pela Orientadora e atividades versando sobre o mesmo tema
da sessão. Verificou-se que os participantes tinham muita necessidade de falar dos seus
problemas, e que quando o texto da sessão era mais reflexivo e era acompanhado de música,
os participantes contribuíam mais (4ª sessão), o que significa que os textos reflexivos e a
música podem ser uma boa ajuda para desencadear discussões acerca dos problemas pessoais
dos utentes. Verificou-se também que se deve ter bastante cuidado a escolher os textos para
cada sessão de Biblioterapia, e se deve sempre atender à sensibilidade dos participantes, para
o bom sucesso da sessão (sessão 2). Os participantes também se projetaram nos textos lidos e
comentários escritos, sendo possível saber um pouco mais de cada um deles através das suas
contribuições baseadas nos textos e temas das atividades escritas. A avaliação dos
participantes das sessões foi muito positiva. Estamos convictas que a Biblioterapia poderá ser
aplicada futuramente no UCCPO, e que poderá ser bastante benéfica no tratamento e
reabilitação dos utentes da mesma unidade. This Dissertation is about applying Bibliotherapy in a Mental Health context, to a
group of adult people with psychosocial needs, with ages comprised between 21 and 49, who
attend the service “Área de Dia”, of UCCPO of CHPL. Six sessions have taken place, each
one with a different thematic. The Menthor had previously chosen a text accordingly with the
thematic of the session. It was observed that the participants felt the need of opening their
hearts concerning their personal problems. Whenever the text revealed to be more profound,
and accomplished of music, the participants were likelier to talk about them in a more
involved manner (4th session). This implies that profound texts and music may be a good help
to develop debates centered on personal issues of the patients. It was also remarkable that one
must be careful in choosing the texts for each session of Bibliotherapy. The sensitiveness of
the participants mustn’t ever be overlooked, in order to achieve success during the session
(session 2). It was visible that there was a great projection of each participant into the texts
and into their written commentaries. Thus, it was possible to know a bit more about them
through their oral and written products. The reaction of the participants to the sessions was
quite positive. We believe that Bibliotherapy may be applied in the future in the UCCPO,
since it clearly is a benefit on the patients treatment and rehabilitation. Orientadora: Gisélia Maria Martins Felício