Autor(es):
Mano, Marita Costa de Sousa
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/4974
Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Assunto(s): DESPORTO; POPULAÇÃO ESCOLAR; APTIDÃO FÍSICA; ESTUDOS DE CASO; OEIRAS; SPORT; SCHOOL POPULATION; PHYSICAL FITNESS; CASE STUDIES
Descrição
O propósito da presente investigação foi analisar a evolução dos níveis de aptidão
física dos alunos da Escola EB 2+3 Conde de Oeiras em função da idade e género. A amostra
foi constituída por 252 alunos ( 134 raparigas e 118 rapazes), com idades compreendidas entre
os 10 e os 15 anos. Os resultados foram recolhidos ao longo do ano lectivo 2010/2011, em
dois momentos de avaliação (inicial e final), através da aplicação da bateria de testes do
Fitnessgram. Os procedimentos estatísticos usados foram o teste do Qui-quadrado e o teste Tpares.
Os resultados obtidos revelam que existem diferenças significativas entre géneros,
sendo que os rapazes apresentam uma percentagem significativamente superior à das
raparigas na flexibilidade dos membros inferiores e na força dos membros superiores, na
avaliação inicial. Enquanto que as raparigas apresentam uma percentagem significativamente
superior na capacidade cardio-respiratória.
Em relação à evolução das capacidades motoras, verificou-se que a capacidade com
maior incremento foi a cardio-respiratória, em todas as faixas etárias nas raparigas, à
excepção dos 15 anos, e nos rapazes dos 10 e 12 anos.
Na comparação de géneros na avaliação final, as únicas capacidades motoras com
diferenças significativas foram a flexibilidade dos membros inferiores, onde a percentagem de
rapazes foi superior às raparigas (p=0.008), e a capacidade cardio-respiratória, em que a
percentagem das raparigas foi superior à dos rapazes (p<0.001).
The purpose of this research was to analyse the evolution of physical fitness levels of
students of EB 2+3 Conde de Oeiras School, according to age and gender. This sample
covered 252 students ( 134 girls and 118 boys) aged between 10 and 15 years old. The data
were collected during the school year of 2010/2011, assessed in two evaluations (inicial and
final evaluation), using the Fitnessgram program. In statistical terms, the methods used were
the chi-square test and the paired t-test. Results revealed that boys obtained significant higher
percentage than girls in the lower members flexibility and the upper members strength, at the
initial evaluation and girls obtained a significant higher percentage in cardio respiratory
capacity.
Regarding to the evolution of motor skills, after one year, we noticed that the capacity
with a higher improvement was the cardio respiratory at all ages in girls, except the group of
the 15 years and in boys was in the ages of 10 and 12 years old.
The results of the final evaluation, demonstrated that the motor skills with significant
differences between gender, were the lower members flexibility, with a higher percentage to
boys (p=0.008) and the cardio respiratory capacity, with a higher percentage to the girls
(p<0.001). Orientador: Jorge Proença