Autor(es):
Santos, Rosa Maria Nunes dos
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/4955
Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Assunto(s): EDUCAÇÃO; EDUCATION; ORGANIZAÇÃO ESCOLAR; SCHOOL ORGANIZATION; GESTÃO ESCOLAR; SCHOOL MANAGEMENT; APRENDIZAGEM; LEARNING
Descrição
Este trabalho de investigação centra-se num projeto de articulação curricular no 1º CEB, nomeadamente o trabalho supervisivo desenvolvido pelo Professor Titular de Turma (PTT) e Professores das Atividades de Enriquecimento Curricular (PAEC). Com base na pergunta de partida “De que forma a prática pedagógica articulada e supervisionada entre o Professor Titular de Turma e os Professores das Atividades de Enriquecimento Curricular contribui para a melhoria das aprendizagens dos alunos do 1º CEB?” pretende-se compreender de que modo a colaboração entre docentes pode concorrer para o desenvolvimento da articulação curricular potenciando o sucesso escolar.
Empiricamente foram interligados conceitos como aprendizagem, currículo e articulação curricular, supervisão pedagógica, cultura docente, escola a tempo inteiro, pedagogia de projeto apoiado em autores como Alarcão (2002), Cosme & Trindade (2007), Dewey (1959), Fullan & Hargreaves (2001), Leite (2003), Morgado (2005), Roldão (2009).
A metodologia mista da presente investigação combina o método qualitativo e quantitativo na recolha de informação: análise de documentos, entrevista, inquéritos aos professores.
O caso em estudo realiza-se no cenário profissional da investigadora, num Agrupamento de Escolas de Matosinhos, durante 2010/11. Compararam-se os resultados escolares de três turmas, do 2º ano de escolaridade: uma onde o projeto Navegar na Leitura d’A Menina do Mar foi mais relevante e duas onde esse não foi implementado com a mesma dimensão.
Comparando dados concluiu-se que houve uma melhoria nos resultados escolares dos alunos da turma em estudo. Estes revelaram pontuações mais altas, em todas as áreas curriculares, com relevo na área de português, evidenciando-se na compreensão de textos e na aquisição de estratégias de pesquisa e de escrita. Em suma, a transversalidade da língua materna estende-se à melhoria de resultados escolares nas restantes áreas do conhecimento. O trabalho colaborativo foi a ponte necessária ao sucesso da aprendizagem. Orientação : Ariana Cosme
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Cosme, Ariana Maria de Almeida, orient.