Author(s):
Duarte, Patrícia Alexandra Mendes
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10437/4948
Origin: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Subject(s): DESPORTO; EDUCAÇÃO FÍSICA; NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS; AVALIAÇÃO CURRICULAR; SPORT; PHYSICAL EDUCATION; SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS; CURRICULAR ASSESSMENT
Description
A partir do conceito inclusão, pretendemos analisar a forma como a avaliação (inicial, formativa e sumativa) é construída e aplicada pelos Professores de Educação Física aos alunos com necessidades educativas especiais.
Desta forma, a pergunta de partida deste estudo centrou-se numa temática principal, a avaliação: Será a avaliação em Educação Física adaptada às crianças e jovens com necessidades educativas especiais?
A metodologia e instrumento utilizados para o presente estudo, foram as entrevistas. Estas por sua vez, foram realizadas com docentes de Educação Física que possuíam alunos com necessidades educativas especiais (especificamente deficiências) nas suas turmas. Posteriormente, após a recolha dos dados, foi realizada a análise de conteúdo das entrevistas.
Os resultados obtidos com as entrevistas e tratamento das mesmas, levaram-nos a concluir, que apesar de avaliação ser realizada pelos professores e sofrer adaptações específicas, muitas vezes não é tão valorizada como se desejaria. Sentimos uma grande valorização ao nível das adaptações curriculares, bem como da importância dos apoios e da vertente social que estão implícitas na inclusão. From the concept of inclusion, we intend to analyze the way the evaluation (initial, formative and summative) is constructed and applied by the teachers of physical education for students with special educational needs.
In this way, this study starts focused on a main theme, the evaluation: is the Physical Education evaluation adapted to children and young people with special educational needs?
The methodology and instrument used for this study, were the interviews. These in turn were performed with physical education teachers who had students with special educational needs (specifically deficiencies) in their classes. A content analysis of interviews was made after collecting the data.
The results obtained with the interviews and treatment thereof, have led us to conclude that although evaluation is conducted by teachers and suffers specific adaptations, often is not as valued as desired. We feel that there’s a great appreciation in terms of curricular adaptations, as well as the importance of support and the social dimension that are implied in the inclusion. Orientador: Francisco Ramos Leitão