Author(s):
Santos, Bruno Filipe Santana dos
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10437/4914
Origin: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Subject(s): DESPORTO; EDUCAÇÃO FÍSICA; ESCOLAS; ENSINO; ALUNOS; SPORT; PHYSICAL EDUCATION; SCHOOLS; TEACHING; STUDENTS
Description
O objetivo do estudo foi analisar a forma como alunos do ensino básico e secundário
percecionam a escola, a disciplina de Educação Física e os comportamentos de ensino do
professor.
Para tal, aplicámos um questionário composto por: 4 questões sobre a escola, 7
questões sobre a disciplina de Educação Física, 23 questões sobre a dimensão clima 16 sobre
gestão/organização, 15 sobre instrução e 7 questões sobre a dimensão disciplina.
Responderam 478 alunos (226 raparigas, 251 rapazes) de duas escolas diferentes, uma situada
na periferia e outra no centro da cidade de Lisboa.
De acordo com as idades dos participantes, foram criados três escalões etários: 10-12
anos, 13-15 anos e 16-19 anos. Para analisar os dados recorreu-se à ANOVA e ao teste não
paramétrico de Kruskal-Wallis.
No geral, os alunos valorizam a escola que frequentam, no entanto, são os mais
novos que lhe dão maior importância e valorizam o que lá se aprende.
A disciplina de Educação Física é a preferida dos alunos em todos os escalões
etários, contudo, os alunos mais novos são os que apresentam uma atitude mais favorável.
Considerando as quatro dimensões estudadas, os alunos valorizam mais os
comportamentos do professor relacionados com as dimensões de instrução e clima de aula do
que os relacionados com as dimensões gestão/organização e disciplina. This study aims to analyse how students of elementary and secondary education
perceive school, the Physical Education subject and the teachers’ teaching behaviour.
To do this, we applied a questionnaire consisting of 4 questions about school, 7
questions about the Physical Education subject, 23 questions about the climate dimension, 16
on management/organization, 15 on instruction and 7 questions about discipline.
Questionnaire replies were received from a total of 478 students (226 girls and 251 boys) in
two different schools, located in the centre of Lisbon and in its suburbs.
Based on the age of the participants, we created three age groups: 10-12 years, 13-15
years and 16-19 years. To analyse the gathered data we used ANOVA and the non-parametric
Kruskal-Wallis test.
In general, students value the school they attend; however, the younger ones give it
greater importance and value more what they learn there.
The Physical Education subject is the favourite one to students in all age groups, but
again the younger ones have a more positive attitude towards it.
Considering the four studied dimensions, we can say that students give more
importance to the teachers’ behaviours related to the dimensions of instruction and classroom
climate than to those related to the management/organization dimensions and discipline. Orientador:Francisco Alberto Arruda Carreiro da Costa
Document Type
Master Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Costa, Francisco Alberto Arruda Carreiro da, orient.