Document details

A escola, a educação física e os comportamentos de ensino do professor: a perce...

Author(s): Santos, Bruno Filipe Santana dos cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10437/4914

Origin: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Subject(s): DESPORTO; EDUCAÇÃO FÍSICA; ESCOLAS; ENSINO; ALUNOS; SPORT; PHYSICAL EDUCATION; SCHOOLS; TEACHING; STUDENTS


Description
O objetivo do estudo foi analisar a forma como alunos do ensino básico e secundário percecionam a escola, a disciplina de Educação Física e os comportamentos de ensino do professor. Para tal, aplicámos um questionário composto por: 4 questões sobre a escola, 7 questões sobre a disciplina de Educação Física, 23 questões sobre a dimensão clima 16 sobre gestão/organização, 15 sobre instrução e 7 questões sobre a dimensão disciplina. Responderam 478 alunos (226 raparigas, 251 rapazes) de duas escolas diferentes, uma situada na periferia e outra no centro da cidade de Lisboa. De acordo com as idades dos participantes, foram criados três escalões etários: 10-12 anos, 13-15 anos e 16-19 anos. Para analisar os dados recorreu-se à ANOVA e ao teste não paramétrico de Kruskal-Wallis. No geral, os alunos valorizam a escola que frequentam, no entanto, são os mais novos que lhe dão maior importância e valorizam o que lá se aprende. A disciplina de Educação Física é a preferida dos alunos em todos os escalões etários, contudo, os alunos mais novos são os que apresentam uma atitude mais favorável. Considerando as quatro dimensões estudadas, os alunos valorizam mais os comportamentos do professor relacionados com as dimensões de instrução e clima de aula do que os relacionados com as dimensões gestão/organização e disciplina. This study aims to analyse how students of elementary and secondary education perceive school, the Physical Education subject and the teachers’ teaching behaviour. To do this, we applied a questionnaire consisting of 4 questions about school, 7 questions about the Physical Education subject, 23 questions about the climate dimension, 16 on management/organization, 15 on instruction and 7 questions about discipline. Questionnaire replies were received from a total of 478 students (226 girls and 251 boys) in two different schools, located in the centre of Lisbon and in its suburbs. Based on the age of the participants, we created three age groups: 10-12 years, 13-15 years and 16-19 years. To analyse the gathered data we used ANOVA and the non-parametric Kruskal-Wallis test. In general, students value the school they attend; however, the younger ones give it greater importance and value more what they learn there. The Physical Education subject is the favourite one to students in all age groups, but again the younger ones have a more positive attitude towards it. Considering the four studied dimensions, we can say that students give more importance to the teachers’ behaviours related to the dimensions of instruction and classroom climate than to those related to the management/organization dimensions and discipline. Orientador:Francisco Alberto Arruda Carreiro da Costa
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Costa, Francisco Alberto Arruda Carreiro da, orient.
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU