Autor(es):
Fernandes, Ana Cristina Bento
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/4899
Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Assunto(s): EDUCAÇÃO; EDUCATION; PROFESSORES; TEACHERS; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; TEACHERS EDUCATION; ENSINO DA FÍSICA; PHYSICS TEACHING; ENSINO DA QUÍMICA; CHEMISTRY TEACHING
Descrição
O trabalho colaborativo/interpares é tido como uma estratégia promotora do
desenvolvimento pessoal e profissional do professor. É um processo com dimensões
individuais e coletivas que se deve materializar dentro da instituição. Urge uma cultura
colaborativa no seio dos departamentos curriculares que influencie o saber, mas também as
capacidades e vivências individuais. O interesse pelo tema partiu do nosso contexto
profissional e resulta da constatação da escassez de trabalho colaborativo/interpares no
grupo disciplinar de física e química.
Assim, este estudo foi orientado a partir da seguinte questão: como implementar o
trabalho colaborativo/interpares no grupo de recrutamento de física e química no
sentido do desenvolvimento pessoal e profissional destes docentes?
A literatura referente à colaboração interpares e ao desenvolvimento profissional
docente advoga que o professor deve usufruir de momentos de autoconhecimento e de
autoavaliação através da análise, partilha e reflexão dos seus sucessos, insucessos e ou
aspetos menos conseguidos. Assim sendo, o trabalho colaborativo/interpares revela-se
como um meio de melhorar e tornar mais eficaz o desenvolvimento pessoal e profissional
dos docentes em geral e do professor de física e química em especial.
É neste contexto que se propõe um projeto de formação centrado no agrupamento
de escola, através da efetivação de uma oficina de formação sustentada na prática dos
envolvidos e nos problemas reais do cenário do agrupamento, materializada através do
trabalho em equipa, análise, partilha e reflexão. Há grandes expectativas, depois de
auscultados os professores do grupo disciplinar de física e química, na realização desta
formação e nos resultados que ela trará ao grupo de disciplinar e aos professores do
agrupamento que nela participarem. Assim sendo, pretendemos reunir as condições
conducentes à criação e sustentabilidade do desenvolvimento de uma cultura
colaborativa/interpares e, desta forma promover o desenvolvimento pessoal e profissional do
professor. Collaborative work/peer is seen as a strategy of promoting personal and professional development of the teacher. It is a process with individual and collective
dimensions that should materialize within the institution. Urge a collaborative culture within
the curriculum departments to influence the knowledge, but also the individual skills and
experiences. The interest in the topic came from our professional context and stems from the
lack of collaborative / peer work in the disciplinary group of physics and chemistry.
Thus, this study was guided from the following question: how to implement collaborative/peer group work in recruitment of physics and chemistry at the personal
and professional development of these teachers?
The literature on peer collaboration and teacher professional development
advocates that teachers should enjoy moments of self-awareness and self-assessment through analysis, reflection and sharing their successes, failures and aspects or less successful. Thus, collaborative work/peer is revealed as a means to improve and make more effective personal and professional development of teachers in general and professor of physics and chemistry in particular.
It is in this context that proposes a project focused on group training school, through
execution of a workshop held in the practice of training involved and the real problems of
clustering scenario materialized through teamwork, analysis, sharing and reflection. There
are great expectations after listens teachers disciplinary group of physics and chemistry, in
conducting this training and the results it will bring to the group and to discipline teachers
who took part in the group. Therefore, we intend to meet the conditions conducive to the
creation and sustainability of the development of a collaborative/peer culture and thereby promote the development of the person and professional teacher. Orientação : Roque Rodrigues Antunes
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Antunes, Roque Rodrigues, orient.