Detalhes do Documento

Curso de Educação e Formação : uma Trajetória de Reconciliação com o Sistema Ed...

Autor(es): Neto, Vera L. Cardoso cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/4887

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): EDUCAÇÃO; EDUCATION; CURSOS DE FORMAÇÃO; TRAINING COURSES; ALUNOS; STUDENTS; ADOLESCENTES; ADOLESCENTS


Descrição
A dissertação apresentada foi realizada no âmbito do Mestrado em Psicologia da Educação, sendo resultado de um trabalho de pesquisa realizado na Time To Train, uma Escola de Formação Profissional. O estudo apresentado, procurou indagar a perspetiva dos alunos do Curso de Educação e Formação sobre a escola que frequentam. A investigação foi norteada pelos objetivos de conhecer a visão destes alunos sobre este tipo de ensino, procurando-se ainda averiguar as razões que os levam a optar por um CEF, assim como avaliar o impacto que a frequência do curso teve no seu aproveitamento e comportamento. A revisão bibliográfica assentou numa reflexão sobre alguns aspetos que envolvem estes jovens e a fase da adolescência que vivem bem como as problemáticas associadas à sua frequência escolar, e nos CEF em particular. Utilizou-se uma metodologia qualitativa de modo a valorizar as informações dos sujeitos, baseada na modalidade de estudo de caso, elegendo-se a entrevista como o principal instrumento de investigação. Espera-se que as conclusões obtidas possam contribuir para um melhor conhecimento do perfil dos alunos que frequentam os CEF das suas expetativas em relação ao curso. This dissertation was performed to be presented as the final work of the Course of Masters Degree in Educational Psychology and consists of a research work carried out in Time To Train, a School of Vocational Training. The study sought to investigate the perspective of students of Education and Training School on attending. The research was guided by the objectives of the vision of these students know about this type of education, we sought to further investigate the reasons that lead them to opt for a CEF, as well as assess the impact that the frequency of the Course has had in his recovery and behavior . The literature review was based on a reflection on some aspects involving these youth and adolescence living as well as the problems associated with their attendance, and CEF in particular. Was used a qualitative methodology in order to exploit the information of the subjects, so the study was based on the type of case study, and electing to interview as the main research tool. It is hoped that the findings obtained may contribute to a better understanding of the profile of students attending courses of education and their expectations. Orientação :Paula Campos ; Co-orientação : Carla Santos
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Campos, Paula, orient.; Santos, Carla, co-orient.
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia