Document details

Desafios da prática de alfabetização envolvendo a leitura e a escrita: um estud...

Author(s): Vieira, Claudia Figueiredo Duarte cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10437/4853

Origin: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Subject(s): EDUCAÇÃO; ALFABETIZAÇÃO; LEITURA; ESCRITA; PROFESSORES; BRASIL; PIAUÍ; EDUCATION; LITERACY; READING; WRITING; TEACHERS; BRAZIL; MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO


Description
Pesquisa realizada na 1ª série de duas Escolas Municipais do Ensino Fundamental. É fundamentada na ideia de que a prática de alfabetizar envolve a leitura e a escrita, bem como a mediação de um professor alfabetizador neste processo. Volta-se, pois, para a ideia do que seja ler e escrever no sentido psicogenético na perspectiva do sócio construtivismo. A amostra constitui-se de 60 crianças de nível socioeconômico baixo. Os dados foram coletados através de observação semidiretiva das duas salas pesquisadas e de respostas a entrevistas preparadas para as professoras e questionários para alunos das duas turmas, para analisar os seguintes pontos: planejamento, sala de aula, recursos materiais, prática pedagógica do professor, formação, metodologia utilizada, avaliação, concepção de alfabetização e envolvimento da família e a relação dos alunos com a prática de leitura e escrita. Foram utilizadas, também, para este estudo, duas avaliações diagnósticas aplicadas nas duas turmas em dois momentos, no início e no final do ano letivo. Os resultados obtidos permitem-nos constatar que as crianças encontram-se em níveis de desenvolvimento diferentes quanto ao processo de construção da leitura e da escrita e que esta diferença pode ser atribuída à prática pedagógica do professor. The research herein was undertaken with 1st series students in two Municipal Schools of Elementary education. The research is reasoned in the concept that the practice of teaching involves reading and writing, as well as the mediation of a literacy teacher in this process. We direct our research to the ideia of what might mean to read and write in the psychogenetic perspective of social constructivism. The sample of our study is constituted of 60 children of a low social economic condition. The gathering of data happened through observation of the two researched classrooms and of answers obtained in the questionnaires for teachers and students of the referred to classrooms, so as to analyze the following items: planning, classroom, material resources, the teacher’s pedagogical practice, training, methodology used, evaluation, concept of literacy and family involvement and the relationship of students with the practice of reading and writing. We used two diagnosis evaluations applied to the two classrooms in two distinct moments: at the beginning and at the end of the school year. The results obtained made it possible for us to see that the children are in different levels of development in what concerns the construction process of reading and writing and that the mentioned difference can be attributed to the pedagogical practice of the teacher. Orientador: Emmanuel Borrego Sabino ; Co-orientador: Óscar Conceição de Sousa
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sabino, Emmanuel Maria Carlos Borrego, orient.
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU