Autor(es):
Assis, Aida Maria Martins de
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/4849
Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Assunto(s): EDUCAÇÃO; APRENDIZAGEM; ARTETERAPIA; EDUCATION; LEARNING; ART THERAPY; MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Descrição
A Arteterapia é um novo campo do conhecimento que se utiliza de recursos artísticos com o objetivo de promover o crescimento global e saudável do ser humano. No campo da aprendizagem, a Arteterapia promove a reordenação e reestruturação mental do aluno, sensibilizada com as suas emoções, questões e dificuldades, objetivando resgatar não só a dimensão integral, mas também os processos de autoconhecimento e de transformação pessoal. Ao participar das oficinas de Arteterapia, é possível o desenvolvimento das potencialidades criativas do aluno, permitindo a descoberta e o reconhecimento de suas habilidades, enriquecendo, consequentemente, o seu universo interior. Com o referencial teórico da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung, e o estudo do desenvolvimento humano de Jean Piaget, apoiados nos Parâmetros Curriculares Nacionais e no texto da UNESCO – Os quatros pilares da Educação, foi possível constatar como resultado desta pesquisa que a utilização de recursos artísticos pode auxiliar no processo de apresentação dos conteúdos pedagógicos, possibilitando a ampliação do olhar do educando sobre si mesmo e sobre a realidade a sua volta. Art therapy is a new field of knowledge that uses artistic resources in order to promote healthy growth and overall human being. In the field of learning, art therapy promotes mental reorganization and restructuring of the student, touched by their emotions, issues and difficulties, in order to rescue not only the integral dimension, but also their processes of self-discovery and personal transformation National Curriculum Parameters. By participating in the workshops of art therapy, it is possible to develop the creative potential of students, allowing the discovery and recognition of their skills, enriching thus his inner universeNational Curriculum Parameters. With the theoretical framework of analytical psychology of Carl Gustav Jung, and the study of human development by Jean Piaget, supported by the National Curriculum Guidelines and the text of the UNESCO - The four pillars of Education, it was established as a result of this research that the use of resources art can assist in the presentation of educational content, enabling the expansion of the gaze of the educating about self and about the reality around him. Orientador: Patrícia Pinna Bernardo ; co-orientador: Óscar Conceição de Sousa
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Bernardo, Patrícia Pinna, orient.