Detalhes do Documento

A aprendizagem baseada em problemas : o desenvolvimento de competências sociais...

Autor(es): Carvalho, Bruno Miguel Almeida cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/4848

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): EDUCAÇÃO; ENSINO PROFISSIONAL; COMPETÊNCIAS; APRENDIZAGEM; AUTONOMIA EDUCACIONAL; COMÉRCIO; EDUCATION; PROFESSIONAL EDUCATION; SKILLS; LEARNING; EDUCATIONAL AUTONOMY; COMMERCE; MESTRADO EM ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO


Descrição
Já não causa estranheza a palavra globalização, pois, apesar de muitas vezes ser utilizada de forma incorreta, ela justifica a velocidade com que a economia evolui nos dias hoje, e torna possível alterar em pouco tempo e determinar de forma crucial o destino do indivíduo e da sociedade. Certo é que a velocidade da informação e a inovação tecnológica catapultaram alterações em vários domínios, na economia, no ambiente e na sociedade, tornando constantes os desafios, no mundo em que vivemos. Também a comunidade educativa tem como desafio inovar constantemente na preparação de cidadãos cada vez mais aptos e capazes, para conseguirem ter sucesso num mundo cada vez mais exigente, em que não se satisfaz apenas com qualificações, mas também com competências. O presente estudo incide numa experiência de aprendizagem aplicada numa escola profissional na área do comércio, onde foram desenvolvidas várias competências provindas de diferentes áreas do saber, mas transversais na sua aplicabilidade perante a realidade, através da realização de um projeto interdisciplinar. A procura de estratégias de ensino que ajudem a desenvolver aprendizagens significativas e motivadoras levou à escolha do método de aprendizagem baseada em problemas (ABP). Os resultados obtidos comprovam que no ambiente educativo testado a metodologia aplicada proporcionou resultados muito positivos no que concerne ao desenvolvimento de aprendizagens significativas para a futura atividade profissional de técnico de vendas, assim como no elevado grau de satisfação dos alunos com as atividades realizadas. It's no longer strange the word globalization, despite often being used incorrectly, it justifies the speed to which the economy evolves today, making it possible to bring change in a short period of time and crucially determine fate for each individual and the whole society itself. Fact is that the velocity reached by communication exchange and technological innovation has launched changes in several domains, the economy, the environment and in the society, turning constant the challenges the world faces nowadays. The educational community has also to take the challenge of constant innovation in preparing increasingly able and capable citizens to succeed in a never as demanding world in which someone's qualifications are not satisfiable enough, without certain competences. The following essay focuses a learning experience applied to a portuguese vocational school in commerce, in which several skills coming from different areas of knowledge, yet transversal in their applicability towards real-life situations, are being developed by conducting an interdisciplinary project. The seeking quest for teaching strategies that develop meaningful and motivating apprenticeships, led to the choice of problem-based learning (PBL). The results shown for this educational environment, to what the methodology tested is concerned, are indeed very positive, with regard to the development of meaningful learning towards future activities as sales managers and as well to the high rates of satisfaction in between students while performing the activities. Orientador: Fernanda Maria Veiga Gomes
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Gomes, Fernanda Maria Veiga, orient.
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia