Author(s):
Chainho, Ana Cristina Carvalho
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10437/4810
Origin: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Subject(s): EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO INCLUSIVA; APRENDIZAGEM COOPERATIVA; LÍNGUA PORTUGUESA; EDUCATION; INCLUSIVE EDUCATION; COOPERATIVE LEARNING; PORTUGUESE LANGUAGE; MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
Description
Este Trabalho de Projeto foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Especial: domínio Cognitivo e Motor da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
O referido Trabalho de Projeto incidiu sobre uma turma do Curso de Educação e Formação (CEF) de Mecânica de Automóveis Ligeiros, cujos alunos eram considerados como estando em situação de risco de abandono escolar. Deste modo, o enfoque foi quer nas competências socias quer nos conteúdos programáticos que estavam contidos no programa da disciplina de Língua Portuguesa de nono ano.
O enquadramento teórico permite um melhor entendimento dos princípios orientadores da intervenção, nomeadamente sobre educação inclusiva, aprendizagem cooperativa e formas de intervir no insucesso escolar.
Foram utilizadas várias técnicas para se obter o máximo de informação sobre os alunos da turma em análise, mais concretamente a sociometria, a entrevista, a observação e a análise documental.
Ao longo da intervenção as atividades realizadas em aula foram escolhidas pelos alunos, com a ajuda da professora, de modo a que alcançassem o sucesso académico. No final de cada aula refletiam sobre o decurso da mesma e planeavam a sessão seguinte.
No início do ano letivo os alunos revelavam dificuldades nos conteúdos da disciplina e na forma de estarem em aula. No entanto, ao longo da intervenção melhoraram quer a nível dos resultados escolares quer nas atitudes e comportamentos. This is the result of the Project developed within the Masters in Special Education: motor and cognitive domain, at the Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
The Project mentioned above was developed upon a class with a special curriculum (Young People Education and Training Courses), related to car mechanics, whose students were in risk of school abandonment. Therefore, it was primarily considered the focus on both social skills and on school themes which were pre-determined on the curriculum for Portuguese Language lessons of 9th grade.
The theoretical scaffold allows a better understanding of the guidelines of this intervention process, mainly about inclusive education, cooperative learning and ways to act against poor school outcomes.
There were used several techniques to obtain as much information about this class as possible, specifically they were the sociometry, the interview, the observation and documental research.
Throughout the intervention process the activities developed during the lessons were chosen by the students, so they could achieve success. At the end of each lesson they would reflect upon what had happened and would plan the following work session.
At the beginning of the school year these students showed difficulties in the syllabus contents and also in the way they should act in class. However, during the intervention process, they improved both at a grades’ level and also in the way they behaved. Orientação: Isabel Sanches