Autor(es):
Azevedo, Eletice de Lima
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/4796
Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Assunto(s): EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO INFANTIL; PROFESSORES; PRÁTICAS EDUCATIVAS; BRASIL; EDUCATION; CHILD EDUCATION; TEACHERS; EDUCATIONAL PRACTICES; BRAZIL; JABOATÃO DOS GUARARAPES
Descrição
This research work aims to investigate the conceptions of early childhood educators of Jaboatão dos Guararapes-PE, about their practices. The study used was developed in 2010 with the intention of contributing to the debate on knowledge of its practices against classes of early childhood education. The investigated population was composed of four teachers working in public schools that we call schools A, B, C and D of the municipality where they were cited intentionally selected samples with twelve teachers with five or more years of experience in teaching children from six to four years, having the same least twenty-two year career. The theoretical Vigostyano and Piaget, among others, argued that conceptions of scientific knowledge, support or significantly explaining the ideas of the interviewees. The responses from the interviews reveal a strong testimony to its practical importance and the need to change the school and classroom teaching time, lack of appropriate space for recreation and walking classes. Thus, we can detect the type of school structured to existing early childhood education, the development of classes and quality of the practices analyzed. We observed also that the teachers involved, even when they take an innovative profile, can not relate their knowledge in a comprehensive manner with the Comprehensive Curriculum municipal, or adjust them to the political pedagogical project of the school. However, efforts have shown the best way to exercise their daily practices. The study concludes that schools do not have adequate tools for better structural performance of teachers on the age group noted. O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar as concepções das educadoras de educação infantil do município de Jaboatão dos Guararapes- PE, acerca das suas práticas. O estudo aplicado foi desenvolvido em 2010, tendo a intenção de contribuir para a reflexão em torno de conhecimentos das suas práticas frente as turmas de educação infantil. A população investigada foi composta por educadoras atuantes em quatro escolas públicas municipais denominadas por nós de escolas A, B, C e D do município citado onde foram de forma intencional selecionadas as amostras junto a doze professoras com cinco ou mais anos de experiências no ensino de crianças de quatro a seis a anos, tendo as mesmas menos de vinte e dois anos de profissão. O referencial teórico Piagetiano e Vigostyano, entre outros, fundamentou as concepções do conhecimento cientifico, embasando ou explicando significativamente as idéias das entrevistadas. A partir das respostas as entrevistas os depoimentos revelam uma acentuada importância a suas práticas e a necessidade de mudanças da escola quanto ao tempo pedagógico em sala, a falta de espaço apropriado para recreação e as aulas passeio. Deste modo, podemos detectar o modelo de escola estruturada para educação infantil existente, o desenvolvimento das turmas e a qualidade das práticas analisadas. Pudemos constatar ainda que as educadoras envolvidas, mesmo quando assumem um perfil inovador, não conseguem relacionar de forma integral seus conhecimentos com a Proposta Curricular municipal, nem adequá-los ao projeto político pedagógico da escola. Entretanto, demonstraram esforço em exercer da melhor forma suas práticas cotidianas. O estudo conclui que as escolas não apresentam ferramentas estruturais adequadas para um melhor desempenho dos docentes diante da faixa etária observada. Orientação: Márcia Karina da Silva ; co-orientação: Manuel
Tavares Gomes
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Silva, Márcia Karina da, orient.