Autor(es):
Medeiros, Sónia Azevedo de
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/4791
Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Assunto(s): EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO INCLUSIVA; PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS; EDUCATION; INCLUSIVE EDUCATION; PEDAGOGICAL PRACTICES; SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
Descrição
A educação inclusiva consiste em um paradigma que objetiva inserir todos na escola regular, independentemente das suas potencialidades ou limitações. Entende-se que os educandos devem ter o direito de conviver uns com os outros, na diversidade, onde cada um é valorizado em suas peculiaridades. Neste contexto, é necessário assegurar condições de acesso e permanência dos alunos com necessidades especiais na escola regular, garantindo-lhes uma educação de qualidade. Sendo assim, esta pesquisa investigou a atual situação da inclusão numa escola do ensino regular, procurando identificar práticas que estão sendo adotadas pelos professores, para atender a escolarização das crianças com Necessidades Educacionais Especiais - NEE. O estudo de caso foi a escolha metodológica, que proporcionou o (re) conhecimento da realidade escolar. Através de uma criteriosa análise de documentos, de observações na escola e da análise de conteúdo das entrevistas (semiestruturadas) com mães, gestores, supervisores e professores, pôde-se perceber que a escola está buscando tornar-se mais inclusiva. Percebeu-se que a instituição trabalha em parceria com o Centro de Reabilitação, orienta sobre o desenvolvimento dos alunos com NEE e ainda efetivou a sala de recursos multifuncionais. Tais estratégias garantem, no município, um caminho inclusivo. Inclusive education is a paradigm that aims to add everyone on the regular school, regardless of potential and limitations, it is understood that the students should have the right to live with each other, in diversity, where everyone is valued for their peculiarities. In this context, it is necessary to ensure conditions of access and retention of students with special needs in regular schools, providing them quality education. Thus, this research investigated the current status of inclusion in a mainstream school, trying to identify practices that are being adopted by teachers to fulfill the schooling of children with Special Educational Needs - SEN. The case study was the methodological choice, which provided the (re) cognition of the school reality. Through a careful analysis of documents, observations at school, and content analysis of interviews with mothers, managers, supervisors and teachers, we could notice that the school is seeking to become more inclusive. It was noticed that the institution works in partnership with the Rehabilitation Center, advises on the development of pupils with SEN and also effected the multifunction room. Such strategies provide the school in finding a way to become a benchmark of quality inclusive education in the city. Orientação: Maria Odete Emygdio da Silva
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Silva, Maria Odete Emygdio da, orient.