Autor(es):
Bezerra, Norma Suely Ramos Freire
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/4790
Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Assunto(s): EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO AMBIENTAL; SUSTENTABILIDADE; BRASIL; PERNAMBUCO; EDUCATION; ENVIRONMENTAL EDUCATION; SUSTAINABILITY; BRAZIL; ESCOLAS; SCHOOLS; MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Descrição
A Educação Ambiental emerge nos dias atuais frente à crise civilizatória contemporânea,
como elemento estruturador do paradigma ‘ecocêntrico’, em contraposição ao paradigma
‘antropocêntrico’ - contribuinte e promotor do desgaste ambiental do planeta. A construção de
uma cultura ética na contemporaneidade parece ser o principal caminho rumo ao novo
paradigma onde relações harmônicas precisam coexistir, em vez de embates com os sistemas
naturais. Neste contexto, a escola inscreve-se como espaço apropriado para formação ética
capaz de participar desta transposição. Frente ao que foi posto, inquietou-nos verificar na
Escola de Referência do Ensino Médio Barão de Exu, localizada no município de Exu –
Pernambuco: _ que coerência existe entre as práticas docentes e os princípios orientadores
para uma Educação Ambiental e quais os impactos na população escolar? Partindo dessa
questão analisou-se a coerência entre práticas pedagógicas e princípios orientadores para uma
Educação Ambiental e seus impactos na população escolar tomando como principais
referências - Cascino (2003); Gadotti (2005, 2012); Dentz (2006); Silva (2008); Reigota
(2007); Lencastre (2006, 2010) e Brasil/PCN(1998,2008). O trajeto metodológico trilhado
pela investigação aponta-a como pesquisa fundamental, de cunho quali-quantitativo,
descritiva, que transita entre estudo de caso e abordagem participante. Os instrumentos
utilizados para coleta de dados constaram de: entrevista com professores, questionário
aplicado a duzentos alunos, pesquisa participante, e análise documental. Os dados coletados
foram analisados com técnicas quantitativas e análise de conteúdo. Os resultados a posteriori
apontam coerência entre as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola e os princípios
orientadores para Educação Ambiental com impacto positivo na formação da consciência
ética. Mostra limites da formação continuada dos professores e assinala possibilidades para
novas investigações sobre papel da EA na proposta do Programa Integral para Ensino Médio
de Pernambuco. Environmental Education emerges through present days in the face of the contemporary
civilizational crisis as structuring element of “ecocentric” paradigm opposed at the
“anthropocentric” paradigm – contributor and promoter of environmental degradation of the
planet. The beginning of an ethical culture in contemporary time seems to be the main path
direction to the new paradigm where harmonic relationships need to coexist rather than
clashes with natural systems. In this context the school appears as suitable space for ethical
upbringing can participate in this transposition. In relation to what was already said, disturbed
us check in School of Reference in Secondary Education Barão Exu located on Exu town –
Pernambuco: _ Which does consistency exist between the teaching practices and the leader
principles for environmental education and which are impacts in the students? From this
question was analyzed the consistency between the educational practices and the leader
principles for environmental education as well as its impacts in the students taking as main
references – Cascino (2003); Gadotti (2005, 2012);Dentz (2006), Silva (2008); Rigota (2007),
Lancaster (2006, 2010), and Brazil / NCP (1998.2008). The methodological path created by
the investigation points like fundamental research, qualitative and quantitative in nature,
descriptive, transiting between case study and participant approach. The instruments used to
collect data were: interviews with teachers, questionnaire administered to two hundred
students, and analysis of documents. The collected data were analyzed using quantitative
techniques and content analysis. The results obtained by means of experiments indicate the
existence of coherence between teaching practices development in the school and the leader
principles for Environmental Education with positive impacts in the upbringing of the
environmental awareness. Showing the limits of the continued awareness of the teachers and
mentioning possibilities to new investigations about the role of the EA in the suggestion of
the Integral Program to Secondary Education from Pernambuco. Orientação: Manuel Tavares Gomes; Co-orientação: Valdemar
Rodrigues