Document details

As dificuldades intelectuais e desenvolvimentais e a Educação inclusiva: o desa...

Author(s): Figueira, Inês Sofia Jardim cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10437/4785

Origin: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Subject(s): EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO INCLUSIVA; APRENDIZAGEM COOPERATIVA; NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS; EDUCATION; INCLUSIVE EDUCATION; COOPERATIVE LEARNING; SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS; RESEARCH; DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM; LEARNING DISABILITIES; MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR


Description
O presente Trabalho de Projeto teve como objetivo a realização de uma intervenção junto de uma turma de 2º ano com dificuldades acrescidas, de que se destaca uma aluna com necessidades educativas especiais. A turma em questão é muito heterogénea havendo alunos com diferentes ritmos de aprendizagem. Muitos dos alunos provêm de um bairro social carente, o que se reflete na sua falta de motivação e interesse pela escola. Conhecedora dos problemas da turma procuramos com a professora titular da turma implementar metodologias, atividades e estratégias que fossem ao encontro das necessidades e interesses dos alunos. Deste modo planeámos a realização de uma intervenção na área de Língua Portuguesa e nas Competências Sociais, áreas que consideramos prioritárias. Tendo em conta, que toda a intervenção necessita de ser refletida ao longo do processo, seguimos uma metodologia de investigação-ação. Para a recolha e análise de dados seguimos as seguintes técnicas: pesquisa documental, observação naturalista, entrevistas e testes sociométricos. Durante a intervenção, trabalhámos com os alunos em pequenos grupos de trabalho cooperativo, de forma a melhorar os comportamentos e a aprendizagem de todos em especial os que tinham mais dificuldades e promover entre eles o espírito de entreajuda. Após análise e reflexão dos resultados obtidos na intervenção, constatámos que os alunos com mais dificuldades e mesmo a aluna com N.E.E., quando trabalhavam em pequenos grupos e ao interagirem com os colegas com mais capacidades demonstraram melhorias significativas na aprendizagem e uma maior sociabilidade. The purpose of this Paper was an intervention with a 2nd grade class where a student with intellectual and development difficulties is inserted. This is a heterogeneous class, composed of students with different learning patterns. A large number of students live in a poor neighbourhood, which is reflected in their lack of motivation and interest in school. Knowing the class issues, I attempted, together with the teacher, to implement methods, activities and strategies that could meet the interests and needs of the pupils. Taking into account that all the intervention needs to be reflected throughout the entire process, we followed a methodology of investigation/action. During the intervention we worked with students in small groups of cooperative work, in order to improve the behaviours and learning of all students, in particular those who have more difficulties and to promote the spirit of mutual help. After analysing and reflection upon the results of the intervention, we noticed that the students with more learning difficulties, and even the student special education needs, working in small groups and interacting with colleagues with more learning abilities have shown important improvements both in their learning and social skills. Orientação: Isabel Rodrigues Sanches
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sanches, Isabel, orient.
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU