Autor(es):
Madeira, Cátia Alexandra Costa Luís
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/4783
Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Assunto(s): EDUCAÇÃO; ENSINO DA HISTÓRIA; ENSINO DE GEOGRAFIA; CIDADANIA; DEMOCRACIA; EDUCATION; HISTORY TEACHING; CITIZENSHIP; GEOGRAPHY TEACHING; DEMOCRACY; MESTRADO EM ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO
Descrição
A escola de hoje está em permanente interação com o meio e, portanto, dificilmente
fica imune às tensões e desequilíbrios evidenciados pela sociedade. Ainda assim, a escola é,
de acordo com Delors, “um trunfo indispensável à humanidade na construção dos ideais da
paz, da liberdade e da justiça social” (Delors, 1996, p. 9). E porquê? Porque face às crescentes
desigualdades sociais só através da educação será possível enveredar por um processo de
desenvolvimento centrado nas pessoas. Este processo de valorização das pessoas na sua
liberdade e autonomia traduz a possibilidade de exercer, de forma informada, consciente,
ativa e participada, a cidadania. Assim sendo, urge desenvolver nos alunos aprendizagens que
possibilitem a apropriação de valores, códigos e competências relacionadas com a cidadania
democrática. O desenvolvimento destas competências é um dos principais desafios à
educação de hoje.
A presente investigação, situada na problemática da educação para a cidadania
democrática, tem como objetivo averiguar em que medida as disciplinas de história e
geografia contribuem para o desenvolvimento de competências de cidadania. Porém, e como
o professor tem, enquanto pessoa, influência na transmissão de saberes/aquisição de atitudes
comportamentais, outro dos objetivos é verificar em que medida os modelos, as estratégias e o
tipo de aulas implementado podem incentivar (ou não) a apreensão de competências relativas
à cidadania democrática. The school today is in constant interaction with the environment and therefore is
hardly immune to the stresses and imbalances evidenced by society. Nevertheless the school
is, according to Delors, "an indispensable asset to humanity in the construction of the ideals of
peace, freedom and social justice" (Delors, 1996, p. 9). And why? Due to the constant
growing of social inequality, only through education, it is possible to embark on a process of
people-centered development. This process of valuing people in their freedom and autonomy
reflects the possibility of exercise an informed, conscious, active and participatory,
citizenship. Therefore, it is urgent to develop in students learning’s how to enable the
appropriation of values, codes and skills related to democratic citizenship. The development
of these skills is a major challenge to education today.
This research, situated in the issue of education for democratic citizenship, aims to
determine to what extent the disciplines of history and geography contribute to the
development of citizenship skills. However, and as the teacher has, as a person, influence on
knowledge transmission / acquisition of behavioral attitudes, another goal is to verify to what
extent the models, strategies and type of classes can encourage (or not) the seizure of skills
related to democratic citizenship. Orientação: Fernanda Maria Veiga Gomes