Autor(es):
Silva, Clara Sofia Martins da
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/4743
Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Assunto(s): EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO INCLUSIVA; DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM; APRENDIZAGEM COOPERATIVA; MÉTODOS PEDAGÓGICOS; EDUCATION; INCLUSIVE EDUCATION; COOPERATIVE LEARNING; LEARNING DISABILITIES; PEDAGOGIC METHODS
Descrição
O presente relatório recapitula as diversas etapas de um trabalho de projeto de
investigação-ação, no âmbito do Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e
Motor.
Com ele pretendeu-se elaborar uma investigação-ação numa turma do 1º ciclo de
escolaridade onde dois alunos sentiam grandes dificuldades de integração. A rejeição e a
indiferença em que viviam provocavam, consequentemente, grandes dificuldades de
aprendizagens académicas. O foco principal deste trabalho foi o desenvolvimento da interação
dos alunos, promovendo a troca de saberes pela entreajuda. Daí resultaram os sucessos
escolares esperados dos dois alunos visados a que se juntou a dinamização de todos os alunos
da turma e dos restantes intervenientes educativos, professores, técnicos, encarregados de
educação e comunidade escolar na construção efetiva de uma verdadeira escola inclusiva.
Valorizaram-se as diferenças como património comum.
Na fundamentação teórica deste projeto abordam-se a educação inclusiva e suas
respetivas estratégias, a aprendizagem cooperativa, as dificuldades específicas de
aprendizagem, a inter/multiculturalidade e o modelo pedagógico do Movimento da Escola
Moderna como estrutura organizativa da intervenção. De seguida, é caracterizado o projeto e
a situação inicial onde se interveio, referenciando o plano de ação implementado. As reflexões
conclusivas evidenciam que trabalhar em cooperação permite progressos por parte de todos,
tanto a nível das aprendizagens académicas como a nível da interação social. This report presents the different stages of a work-project in investigation and action
for the completion of a Master program on Specialised Education, with a specific attention to
motor and cognitive processes.
This work aimed at introducing an investigation and action project in a class of 1st
cycle of education in order to help children with special needs and facing great difficulties of
integration into the general education system.
The discrimination and the indifference that they were confronted with increased their
learning difficulties. Hence, the goal of this project was to develop an interaction among the
students that will promote the exchange of knowledge by mutual support. At the end of this
work we can see the success of the two children with special needs with also as an outcome
the increase dynamism of all the other students besides the educative staff, teachers,
technicians, and students' parents. By the end of this project, it is the whole educative
community which was involved in building a real inclusive school; the valorisation of
differences became a common patrimony.
The theoretical foundations of this work are built on the concepts of inclusive
education and its strategies and on cooperative learning. Specific learning difficulties linked
to inter and multiculturalism are considered in regard to the pedagogical paradigm of the
organisational structure of intervention produced by the Modern School Movement. Then
follows the characterization of this project, its initial situation, and the framework in which
the action plan was set-up. The final discussion shows that the cooperation in work enables
significant progress not only at the level of academic learning but also at the level of social
interactions. Orientação: Filomena de Lurdes Tomé do Rosário Pereira Serralha
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Serralha, Filomena, orient.