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Ensino à distância no Espaço Lusófono : unidos no Tempo mas distantes no Espaço

Autor(es): Pereira, Vânia Sofia Rosa de Oliveira cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/4700

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): INFORMÁTICA; COMPUTER SCIENCE; ENSINO À DISTÂNCIA; E-LEARNING; TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO; INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES; MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO


Descrição
Este documento apresenta uma introdução à educação virtual, abordando as suas principais características, as vantagens e desvantagens desta metodologia, analisando igualmente alguns exemplos de adequação em várias áreas de ensino e graus académicos. Serão igualmente apresentadas algumas reflexões sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), do Ensino à Distância (EAD) e do E-Learning. Em particular serão analisadas as motivações, as condições e o potencial da contribuição da EAD na melhoria do ensino. Também será referenciado o E-Learning como a alternativa mais correta e adequada para este tipo de ensino. A desmotivação e a falta de relação interpessoal poderão ser um grande obstáculo a este tipo de ensino (EAD). O E-Learning vem colmatar essa desvantagem, apoiando-se nas vantagens da educação tradicional e nas do Ensino à Distância juntando-as para se tornar num ensino recorrente viável. Como caso prático será acompanhada e analisada uma experiência em curso na Universidade Lusófona, destinada a promover ensino à distância no espaço lusófono, com o objectivo de provar que promover a longo prazo a integração de alunos de outros países de língua portuguesa é definitivamente uma mais-valia para todos os intervenientes. Orientação : José Rogado
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) ; Rogado, José, orient.
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