Autor(es):
Martins, Rafael Manuel Patrão Tavares Antunes
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/4696
Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Assunto(s): COMUNICAÇÃO; COMMUNICATION; CINEMA; CINEMA; NARRATIVA; NARRATIVE; MESTRADO EM ESTUDOS CINEMATOGRÁFICOS
Descrição
A narrativa está ligada à história da humanidade, está presente em todos os tempos e lugares, é transversal ao homem e à sociedade, é independente da classe, cultura ou
religião. As evoluções tecnológicas trouxeram um avanço e mudanças de
comportamentos na forma como comunicamos e contamos histórias. Com a digitalização dos conteúdos apareceram tecnologias que tornaram os conteúdos
portáteis, respondendo e facilitando um desejo de participação no texto por parte das audiências e, consequentemente, conduzindo a uma mudança de comportamento da
sociedade e a uma sofisticação da narrativa. Neste contexto, coloca-se então o desafio
para a produção de narrativas que possam ir ao encontro das expectativas e do estilo
de vida da audiência e pergunta-se: de que forma as empresas de media estão
preparadas para responder à sofisticação das narrativas e mudanças de
comportamentos da audiência? Que novos tipos de narrativas estão a emergir para ir
ao encontro das expectativas e estilos de vida da audiência?
Este relatório pretende discutir o conceito de narrativa transmedia bem como compreender as potencialidades do mesmo no contexto da sua aplicação a um projeto concreto – o projeto Lápis Azul. Após a produção de uma narrativa transmedia,
“Mutter”, que teve por base um universo de ficção científica, destinada a uma audiência habituada às novas tecnologias e que seguem as narrativas por várias plataformas, foi traçado o objetivo de testar, através de um trabalho prático, a eficácia
das narrativas transmedia para uma audiência menos habituada às novas tecnologias, com um tema que encaixasse no género de entretenimento e educação. Tendo como
tema a censura, desenvolveu-se um projeto que possibilitasse conteúdos mais
rentáveis e coerentes, que criasse hábitos e fluxos de consumo entre plataformas e que facultasse novas oportunidades de financiamento e modelos de negócio para criadores
e produtores. A presente proposta tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma narrativa
transmedia que agregue diferentes plataformas e tecnologias e que inclua
cruzamentos narrativos e dramáticos. Tendo como tema central a censura, a narrativa
vai estender-se por uma curta-metragem de ficção enganchado em factos reais, um documentário com personalidades que foram visados pela censura, um site com
material de arquivo e um jogo online que desafia a escrita sobre a liberdade de imprensa. Orientação : Manuel José Damásio
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Damásio, Manuel José, orient.