Autor(es):
Cruz, Maria Cândida De Amorim Gomes da
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/4024
Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Assunto(s): EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO ESPECIAL; INCLUSÃO ESCOLAR; DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM; EDUCATION; SPECIAL EDUCATION; SPECIAL EDUCATION; SCHOOL INCLUSION; LEARNING DISABILITIES
Descrição
Este estudo teve como finalidade identificar modos de atuação ou
estratégias conducentes à melhoria do processo criativo por parte dos alunos
com Dificuldades de Aprendizagem, não elegíveis pelo Decerto -Lei nº 3/2008, no âmbito dos seus escritos. Propunha-se igualmente aferir qual o contributo
destas estratégias para o aumento dos níveis de criatividade na expressão
escrita junto destes alunos.
No primeiro capítulo, identificou-se a problema, fazendo-se a
contextualização geral da investigação em função da relevância da situação.
Apresentaram-se as questões de investigação e os objetivos do estudo e
salientou-se a importância do mesmo no quadro de uma educação integral
para a inclusão e igualdade. No segundo capítulo, procedeu-se a uma revisão
da literatura. Abordaram-se aspetos relativos às teorias da aprendizagem e o
conceito de Escrita Criativa. No terceiro capítulo, referente à metodologia,
justificou-se a natureza do estudo, de cariz qualitativo, explanou-se o plano
metodológico, fundamentando-se as opções relativas à recolha de dados,
através da entrevista e da observação participante, no quadro de uma
intervenção lúdico- pedagógica e procedeu-se à análise de conteúdo dos
mesmos. No quarto capítulo, procedeu-se a uma apresentação criteriosa dos
dados e à respetiva análise e triangulação. Por último, no quinto capítulo,
apresentam-se as conclusões da investigação, sugerindo-se que a criatividade
seja contemplada numa pedagogia diferenciada, através do recurso ao lúdico,
por forma a poder constituir-se com um motor para um desenvolvimento
transversal das aprendizagens, mas também para a autonomia dos alunos
enquanto seres eminentemente sociais, no âmbito de uma educação integral.
Referem-se as implicações do novo conhecimento, sugerindo-se
recomendações, decorrentes dos resultados obtidos, que apontam no sentido
da importância de se proceder a uma eficaz reflexão acerca dos processos que
empiricamente provaram constituir-se como uma solução para o problema. Orientação : Jorge de Melo Serrano
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Serrano, Jorge Manuel de Melo, orient.