Detalhes do Documento

Uma (re)organização pedagógica na prevenção da indisciplina na escola

Autor(es): Nunes, Marina Alexandra Tomar Pedro de Sousa cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/4023

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): EDUCAÇÃO; INDISCIPLINA ESCOLAR; LIDERANÇA; DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL; EDUCATION; SCHOOL INDISCIPLINE; LEADERSHIP; PROFESSIONAL DEVELOPMENT


Descrição
Este trabalho de projeto consistiu num plano de intervenção face a problemas experienciados sobre a crescente indisciplina na escola. A indisciplina é, nesta altura, um fenómeno que se coloca e que compromete o processo de aprendizagem dos alunos. Tendo presente que a estruturação e o carácter dinâmico da escola dependem habitualmente da forma como os seus agentes exercem as funções de liderança, considerámos importante estudar a forma como estas interagem face aos casos de indisciplina dos alunos dentro e fora das aulas. Importa, portanto, averiguar que estratégias a direção da escola utiliza para prevenir, minimizar e/ou resolver os comportamentos de indisciplina e que contributo poderá dar no âmbito do seu papel, enquanto agente neste sistema complexo. Assim, apontámos como questão de partida procurar saber como é que o diretor pode apoiar os professores face à indisciplina. Para a concretização do estudo adotou-se a metodologia de investigação-ação com o intuito de se delinear o plano de intervenção, aplicá-lo e avaliá-lo. Os dados recolhidos basearam-se nos relatórios produzidos pelo Gabinete de Apoio ao Aluno/Gestão de Conflitos, atas de Conselho de Turma, documentos orientadores do agrupamento. Assim, procurámos um referencial teórico que nos elucidasse sobre as principais estratégias a utilizar, no sentido de ajudar a desenvolver nos professores competências pessoais e profissionais que lhes permitisse dar resposta à indisciplina. This research project consisted of an intervention plan address issues experienced on the growing indiscipline in schools. Indiscipline is at this time a phenomenon that arises and affects the learning process of students. Bearing in mind that the structure and dynamic character of the school usually depend on how agents exert their leadership roles, we considered it important, to study the way they interact deal with cases of indiscipline among students inside and outside the classroom. It is therefore important to determine what strategies the school uses to prevent, minimize and / or address the disruptive behaviors and what contribution can make in its role as agent in this complex system. Thus, we point out as a starting point find out how the director can support teachers in the face of indiscipline. In carrying out the study we adopted the methodology of action research, in order to outline the intervention plan, implement it and evaluate it. The data collected were based on reports produced by the Office of Student Support / Conflict Management, minutes of Class Council, documents guiding the group. Thus, we sought a theoretical we elucidate on key strategies to use in order to help the teachers develop personal and professional skills to enable them to respond to indiscipline. Orientação : Ana Paula Silva
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Silva, Ana Paula, orient.
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia