Document details

Práticas de liderança para uma escola inclusiva

Author(s): Caeiro, Alexandra Isabel da Silva Santana cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10437/4008

Origin: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Subject(s): EDUCAÇÃO; LIDERANÇA; ESCOLAS; INCLUSÃO SOCIAL; EDUCATION; LEADERSHIP; SCHOOLS


Description
Pensar numa escola de todos e para todos é pensar e reconhecer a heterogeneidade dos alunos que a frequentam e responder a cada um deles segundo as suas necessidades. Assim, uma liderança forte é absolutamente vital para o desenvolvimento de ofertas educativas orientadas para a diversidade, incentivando todos os intervenientes a construir uma cultura de colaboração e reflexão. A escolha do problema a ser investigado, tendo como pergunta de partida, que práticas de liderança levar a cabo num projeto educativo para uma escola efetivamente inclusiva, surgiu da reflexão autobiográfica, das atuais funções da investigadora, enquanto elemento da Direção de uma escola, e da caracterização do agrupamento de escolas ao qual pertence. Com base na revisão de literatura, procurou-se clarificar e definir conceitos, aprofundar conhecimentos, de forma a reconhecer o que já foi feito, através de uma reflexão sobre o desenvolvimento do agrupamento em estudo, e propor ações/práticas de liderança a melhorar ou outras ainda não realizadas, com o objetivo que o mesmo seja efetivamente inclusivo. To think about a school for everyone is to think and recognise students’ heterogeneity and find answers for each and every need of each one of them. Therefore, a strong leadership is absolutely vital for the development of school offers that are directed for diversity, encouraging everyone involved to build a collaborative and reflexive school culture. The choice of the problem to be investigated and the answer to the question what leadership practices should be carried out in an educational project for truly inclusive school, was based in a self-biographical reflection, in the current experience of the investigator as one of the members of a school board and the characterization of the group of schools to which belongs. This study is based in literature revision and tries to clarify and define concepts, deepen some knowledge in order to recognize what has already been done through the reflection on the development of the group of schools that are being studied and to suggest new leadership actions / practices to be improved or even new ones bearing in mind that all of them should be inclusive. Orientação : Ana Paula Silva
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Silva, Ana Paula, orient.
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU