Autor(es):
Boavista, Clara
; Sousa, Óscar Conceição de
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/3898
Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Assunto(s): EDUCAÇÃO; COMPETÊNCIAS; ALUNOS; EDUCATION; SKILLS; STUDENTS
Descrição
Esta investigação visa estudar as conceções que os Alunos e os Diretores de
Turma possuem relativamente ao perfil e às funções do Diretor de Turma, bem
como analisar as competências que os Diretores de Escola privilegiam num docente
para exercer o cargo de Diretor de Turma. Pretende-se saber se, apesar de
existir um suporte legislativo que concede a este professor responsabilidades
específicas no domínio da coordenação, há inconsistência entre esta atribuição
de poderes e a respetiva operacionalização, assim como conhecer o perfil desejado
para um Diretor de Turma.
As principais inferências deste estudo reforçam a ideia de que, apesar de haver
professores que não se encontram aptos para o exercício desta função, os
Diretores de Turma são vistos como pessoas importantes na Escola. Porém, os
alunos e os próprios Diretores de Turma não reconhecem, na prática, a autoridade
destes docentes relativamente aos demais professores da turma. Quanto
ao perfil desejado para um Diretor de Turma, são assinaladas, como as mais
importantes, as características do foro psicológico. Das competências privilegiadas
pelos Diretores de Escola, destacam-se a disponibilidade, a capacidade
de diálogo e de liderança, a experiência, o fácil relacionamento, a tolerância e
a dedicação por parte destes docentes.