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A prática do interacionismo sociodiscursivo da língua portuguesa escrita : proj...

Autor(es): Sousa, Stella Maris Campos Macedo de cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/3844

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): EDUCAÇÃO; LÍNGUA PORTUGUESA; ESCRITA; EDUCATION; PORTUGUESE LANGUAGE; WRITING


Descrição
A dificuldade na produção da língua portuguesa escrita e a constante desmotivação dos alunos para escrever tem sido a grande preocupação dos educadores. Seguimos como fundamentação teórica da língua portuguesa escrita o interacionismo sociodiscursivo na abordagem da teoria de Bronckart e Bakhtin, o gênero discursivo segundo Bakhtin e a teoria do Habitus na concepção de Bourdieu, na intenção de reconhecer na língua escrita a manifestação concreta da competência linguística dos textos escolares e dos contextos sociais. Nessa perspectiva pretendemos analisar a prática interacionista sociodiscursiva e cognitiva da língua portuguesa escrita a partir dos textos dos alunos do ensino médio, e da reescrita dos textos de acordo com as orientações realizadas pelo professor. Conhecer o interacionismo sociodiscursivo na prática, nas produções textuais escritas dos alunos, foi o grande desafio da pesquisa. A partir da parte empírica foi possível verificar que os textos reescritos apresentaram avanço em vários aspectos, já que alguns alunos conseguiram sobressair em quesitos esperados pelo professor, mas outros alunos permaneceram presos ao primeiro texto sem modificação na estrutura ou argumentação, limitando-se às correções gramaticais. Nenhum aluno ousou recorrer a numa nova argumentação, ou ainda a uma nova estratégia em defesa dos argumentos propostos. Percebese a necessidade de novos caminhos que direcionem o professor em suas correções textuais capazes de motivarem os alunos a refletirem e que permitam que os alunos recorram à interação com o professor para melhorarem de maneira consciente as suas produções textuais. The difficulty in the production of written portuguese and constant demotivation of students to write has been a major concern of educators. We follow as theoretical foundation of the written portuguese language the socio-discursive interactionism theory approach by Bronckart and Bakhtin, the discourse genre according to Bakhtin and the theory of Habitus in Bourdieu's conception, intending to recognize written language in a concrete manifestation of the linguistic competence of students’ texts and social contexts. In this perspective we intend to analyze the practice and cognitive socio-discursive interactionist written portuguese language from the texts of high school students, and the rewriting of texts in accordance with the instructions given by the teacher. Knowing socio-discursive interactionism in practice, in textual productions of the students, was the great challenge of this research. Based on that it was verified that texts rewritten showed progress in several aspects, as some students excelled in questions expected by the teacher, while others remained attached to the first text without changing the structure or argument, limited to grammatical corrections only. No student dared to use a new argument, or even a new strategy in defense of the arguments proposed. The need is felt for new ways to direct the teacher in their textual corrections to motivate students and the students to interact with the teacher to consciously improve their textual productions. Orientação : Óscar Conceição de Sousa
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Sousa, Óscar Conceição de, orient.
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