Autor(es):
Santos, Maria Helena Alves
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/3811
Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Assunto(s): EDUCAÇÃO; LITERATURA BRASILEIRA; METODOLOGIAS DE INVESTIGAÇÃO; APRENDIZAGEM; EDUCATION; BRAZILIAN LITERATURE; RESEARCH METHODOLOGIES; LEARNING; MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Descrição
O presente estudo é resultado de um trabalho inserido no contexto de uma pesquisa-ação
desenvolvida no Instituto Federal de Sergipe- IFS, visando solucionar as dificuldades de
aprendizagem apresentadas pelos alunos durante as aulas de Literatura Brasileira. A
investigação tem como objeto a reflexão acerca da estratégia do Seminário Temático utilizada como método de ensino da referida disciplina, fundamentando-se, para tanto, no aporte teórico de autores como Carvalho (1979), Cândido (1995), Zilberman (2003), Veiga (2003),
Morais (2005), Libâneo (2009), dentre outros que abordam não somente esta temática, mas
também o ensino de Literatura, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (2002). Os
sujeitos da pesquisa, em número de 82, foram alunos da 2ª série do Ensino Médio dos Cursos Integrados de Eletrônica, Informática e Química, que participaram respondendo a um
questionário composto de dez questões abertas, onde manifestaram suas opiniões pessoais
sobre a importância do ensino da Literatura, o Seminário como método didático, abordagens dos textos literários e a contribuição do Seminário tanto na formação da cultura individual e
de ações sociais, quanto na aprendizagem da Literatura Brasileira e no estímulo à pesquisa.
Partindo-se do objetivo geral de investigar a contribuição do Seminário Temático no processo
de aprendizagem da Literatura Brasileira desses alunos à luz da dinâmica de sala de aula, optou-se pela metodologia da análise de conteúdo para enfatizar os aspectos qualitativos e
quantitativos do material levantado. Os resultados demonstraram que os discentes valorizaram
as experiências vivenciadas ao afirmarem que, no âmbito das atividades do Seminário Temático, adquiriram de forma dinâmica os conhecimentos propostos pela disciplina,
validando assim a escolha do trabalho sistemático com tal estratégia metodológica. The present study is the result of a work placed in the context of a research program developed at the Institute Federal de Sergipe-IFS in order to address the learning difficulties presented by the students during the classes of Brazilian Literature. The research has as its object the reflection on the Thematic Strategy Seminar used as a method of teaching the
discipline, basing itself, for both, the theoretical contribution of authors such as Carvalho
(1979), Candide (1995), Zilberman (2003), Veiga (2003), Mitchell (2005), Libâneo (2009), among others that not only address this issue, but also the teaching of literature, such as the
National Curriculum (2002). The subjects, numbering 82, were students in the 2nd grade of
Secondary Education Course Integrated Electronics, Computing and Chemistry, who answered a questionnaire consisting of ten open questions, which expressed his personal views on the importance of teaching Literature, the seminar as teaching method, approaches to literary texts and the contribution of the seminary for the training of the individual culture and social action, and learning of Brazilian literature and stimulate research. Starting with the general objective to investigate the contribution of the Thematic Seminar in the learning process of students of Brazilian literature in the light of the dynamics of the classroom, we opted for the methodology of content analysis to emphasize the quantitative aspects of the
collected material . The results showed that students valued the experiences by claiming that
within the activities of the Thematic Seminar, dynamically acquired knowledge proposed by
the discipline, thus validating the choice of systematic work with such a methodological strategy. Orientação : Ada Augusta Celestino Bezerra ; Co-orientação: Alcina Manuela de Oliveira Martins