Detalhes do Documento

A Educação alimentar e nutricional : práticas pedagógicas em Escolas do Municíp...

Autor(es): Farias, Mirla Dayanny Pinto cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/3805

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO ALIMENTAR; PRÁTICAS EDUCATIVAS; EDUCATION; FOOD EDUCATION; EDUCATIONAL PRACTICES; MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO


Descrição
Umas das grandes causas de problemas nutricionais é a falta de Educação Alimentar e Nutricional, que, na maioria das vezes, consiste em simples orientações e técnicas educativas inadequadas e tradicionais. Portanto, a pesquisa analisou a Educação Alimentar e Nutricional, mais especificamente as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores das escolas públicas do município de Ubajara-Ce, realizando entrevistas com os docentes que ministram Ciências Naturais no 8º ano de três escolas municipais e aplicando-se também um questionário para os alunos. Todos os docentes possuem graduação em Pedagogia e Pós-Graduação em áreas não afins com a temática. Não houve formação continuada sobre o assunto, mas de acordo com o questionário, os alunos possuem os conhecimentos sobre o tema, onde estatisticamente não houve diferenças significativas ao nível de 5% para a maioria das questões. Ao analisar o discurso dos docentes, a metodologia de ensino utilizada tem tendência ao ensino sócio e individualizado com a exposição oral, debates, dinâmicas e entre os recursos didáticos estão a lousa, livros e recursos audiovisuais. Somente as práticas pedagógicas dos Professores 1 e 3 tomam um caráter de práticas reflexivas, nos levando a concluir que independente das diferenças entre as práticas pedagógicas, todas levaram ao aprendizado do aluno. One of the major causes of nutritional problems is the lack of Food and Nutrition Education, which mostly consists of simple guidelines and inadequate educational and traditional techniques. Therefore this research analyzed the Food and Nutrition Education, specifically the pedagogical practices used by teachers of public schools of Ubajara-Ce, conducting interviews with teachers who teach Natural Sciences for the 8th grade of three municipal schools and also applying a form for those students. All teachers are graduated in Pedagogy and postgraduated in areas not related to the theme. There was no continuing education on the subject, but according to the applied form, students have the knowledge on the subject, and there were no statistically significant differences at 5% for most questions. By analyzing the speech of teachers, the teaching methodology tends to teaching partner and individualized with oral exposure, debates, dynamic and educational resources are among the slate, books and audiovisual resources. Only the pedagogical practices of Teachers 1 and 3 take a character of reflective practices, leading us to conclude that regardless of the differences between teaching practices, all of them led to student learning. Orientação : Manuel Tavares Gomes ; Co-orientação : Márcia Karina Silva
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Gomes, Manuel Tavares, orient.
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia