Autor(es):
Oliveira, Maria Aparecida Batista de
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/3803
Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Assunto(s): EDUCAÇÃO; FORMAÇÃO CONTÍNUA; PROFESSORES; ESTUDOS DE CASO; BRASIL; EDUCATION; CONTINUING EDUCATION; TEACHERS; CASE STUDIES; BRAZIL
Descrição
Inúmeras pesquisas estão sendo desenvolvidas sobre a importância da formação continuada dos professores para a prática educativa, a fim de melhorar o entendimento sobre as variáveis necessárias para assegurar que os alunos possam obter o aprendizado almejado. Afirma-se ainda que a maioria desses estudos considere que o professor reflexivo possui melhores oportunidades de crescimento profissional e pedagógico, disponibilizando aos seus alunos melhores estratégias didáticas. Para tanto, o objetivo deste estudo é Analisar se a formação continuada de professores, aplicada pelo “Programa Escola que Vale”, tem contribuído para as mudanças das práticas docentes dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental I, e como a formação continuada, desenvolvida por este Programa, tem contribuído para as mudanças das práticas docente dos professores dos anos iniciais. Assim, a metodologia deste estudo foi realizada através de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfica e uma pesquisa de campo com docentes, supervisores e orientadores do município de Ourilândia do Norte. Os resultados desta análise nos mostraram que a formação continuada de professores do Programa Escola que Vale, contribuiu muito propiciando melhorias ao desenvolvimento da ação pedagógica, que o profissional torna-se motivado para continuar aprendendo e melhorando sua ação docente, sobretudo utilizando de meios que possibilitam envolvimentos de toda comunidade educativa em prol de uma educação de qualidade. Numerous studies are being developed on the importance of continued training of teachers for
the educational practice in order to improve understanding of the variables needed to ensure
that students can get the desired learning. It is also claimed that most of these studies consider
that the reflective teacher has better opportunities for professional growth and educational, offering its students the best teaching strategies. Therefore, the aim of this study is to analyze the importance of continuing education for elementary school teachers I discussed the School Program that is worth and see how continuing education, developed by this program has contributed to the changes in teachers' practices the early years. Thus, the methodology of this study was performed using an exploratory character of literature and field research with
teachers, supervisors and counselo
rs in the city of Lydbury North.
The results of this analysis showed that in the continuing education of teachers Vale School
Program, providing improvements
contributes greatly to the development of pedagogical action,
the professional becomes motivated to continue learning and improving
their teaching activities, mainly
using the means that enable
involvement of the whole school community in support of quality
education. Orientação : Manuel Tavares Gomes
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Gomes, Manuel Tavares, orient.