Autor(es):
Neto, José Emídio de Araújo
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/3783
Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Assunto(s): EDUCAÇÃO; ENSINO SUPERIOR; MERCADO DE TRABALHO; BRASIL; EDUCATION; HIGHER EDUCATION; LABOUR MARKET; MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Descrição
Os cursos presenciais de Administração do Brasil enfrentam uma situação onde o mercado de
trabalho não contrata prioritariamente seus egressos, o que remete a um entendimento de que
as Instituições de Ensino Superior [IES] não estão suprindo adequadamente seus alunos com
os conhecimentos profissionais necessários para terem as habilidades e competências exigidas por este mercado, conhecimentos estes que são preconizados pelas Diretrizes Curriculares
Nacionais [DCNs] e que direcionam os currículos dos cursos ao atendimento das exigências
do mercado. Esta investigação, de natureza qualitativa e articulada com dados quantitativos,
inicialmente tem o intento de identificar o alinhamento entre os currículos praticados pelas
IES e as DCNs, no que se refere aos conteúdos profissionais, e posteriormente compreender a
percepção dos coordenadores de universidades dos estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do
Norte, acerca da relação entre as DCNs, os currículos praticados nas IES e o mercado. Para
viabilizar esta investigação, documentos das IES [currículos] coletados em seus sítios
eletrônicos foram utilizados para identificação do alinhamento com as DCNs por intermédio
da técnica de palavras indutoras e induzidas de Bardin. Foi utilizado também como
instrumento de coleta um questionário não estruturado, que foi aplicado aos coordenadores de
curso através de guião próprio. As entrevistas foram transcritas e analisadas por meio da
técnica de grelha analítica de Bardin, os dados resultantes foram triangulados com os da
investigação documental para melhor entender os fenômenos detectados. Os resultados
obtidos indicam que as IES praticam currículos com pouca adesão aos conteúdos profissionais
Teorias das Organizações e Administração de Serviços, enquanto conteúdos relacionados à
Planejamento, Finanças, Mercado e Produção tem alta adesão. Percebeu-se também a
existência de uma estreita relação entre Mercado, DCNs e Currículo, que interagem e se
relacionam de forma interdependente, onde o mercado figura como principal vértice.
Entendeu-se que as DCNs são percebidas ao mesmo tempo como flexíveis e definidoras dos
conteúdos praticados nos currículos, que apresentam-se como disciplinas ministradas nos
cursos, onde a relação teoria X prática ainda é pífia no processo de ensino aprendizagem.
Percebeu-se ainda que o mercado cada vez mais faz exigências e impõe condições técnicas
para absorver os administradores formados, ao mesmo tempo em que as IES não conseguem
formá-los, verificando-se como prováveis causas, o não atendimento às DCNs e a falta de um
relacionamento mais próximo com o mercado, bem como a falta de acompanhamento dos
seus egressos. Orientação : Márcia Karina da Silva ; Co-orientação : Manuel Tavares Gomes
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Silva, Márcia Karina da, orient.